Carnaval é um período de grande atração turística para Aracaju, quando a cidade recebe a visita de pessoas dos mais variados lugares. Eles vêm atrás de calmaria, belas paisagens e em busca de um Carnaval tranquilo, familiar e feito a partir do resgate dos blocos de rua. Desse modo, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem incentivado e investido no Carnaval da cidade, na melhoria e na criação de novas atrações turísticas para esse período.
Segundo o secretário de Finanças, Jeferson Passos, a limpeza, conservação e tranquilidade da capital atraem bastante os turistas. "Nesse período, conseguimos lotar os hotéis e restaurantes, movimentamos os passeios turísticos e compras no mercado e lojas. Essa época mobiliza uma série de setores da economia e a maior parcela dessa movimentação é realizada pelo turismo", comenta ele.
Desse modo, a festa passou a ter um destaque fora de Sergipe, atraindo cada vez mais pessoas interessadas em conhecer e desfrutar da capital. "Enquanto uns descansam, outros trabalham para que a época carnavalesca seja da melhor forma possível para aqueles que vieram prestigiar a nossa festa", relata o secretário.
Movimentação da economia
A rede hoteleira de Aracaju tem, aproximadamente, sete mil leitos, que durante as grandes festas da cidade, como Forró Caju, Carnaval e Projeto Verão, ficam completamente ocupados. "Além da rede hoteleira, ainda temos as pessoas que alugam imóveis, ficam em casas de parentes ou amigos, sendo essa uma forma de movimentar a economia", explica.
Uma parte do dinheiro que é injetado na economia durante essa época se reverte em impostos, retornando para os cofres públicos, e outra parte se transforma em emprego e renda para aquelas pessoas que comercializaram seus produtos ou foram contratadas durante a época de festa. "Assim, é extremamente benéfico para a economia esse momento, já que faz com que a cidade se movimente, cresça, além de ser um modo de divulgação de Aracaju", explica Jeferson.
De acordo com Diedo da Costa, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis em Sergipe e vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), diversos setores da economia ganham com o crescimento do turismo na capital. “O turismo é uma atividade bastante complexo que envolve campos que vão além da hotelaria”, ressalta.
“Os bares, restaurantes, lojas e artesões são alguns dos que se beneficiam com a vinda dos turistas”, observa Diego da Costa. “Na verdade toda a população ganha, afinal o turista quando voltar para o seu estado vai ter gastado em vários locais e esse dinheiro que deixado para trás acaba circulando e promovendo o crescimento da cidade como um todo ”, conclui.