A comodidade de comprar produtos baratos e sem sair do próprio bairro. Estas são as vantagens apontadas pelos frequentadores dos mercados setoriais, concentrados em comunidades da capital e direcionados a atender as necessidades dos moradores. Apresentando uma estrutura menor do que os mercados centrais, esses complexos comerciais oferecem variadas opções de mercadorias, em um ambiente organizado e inserido em uma estrutura de funcionamento adequado.
Para garantir a higiene e organização desses locais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém um contínuo trabalho de limpeza e manutenção das áreas internas dos mercados setoriais. Diariamente, equipes da Emsurb realizam o serviço de varredura e lavagem diária dos corredores de circulação, banheiros e dependências comuns dos prédios. Já às segundas-feiras, os mercados recebem uma faxina minuciosa, já que nesse dia os estabelecimentos registram um menor fluxo de circulação de pessoas.
Segundo a gerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes, o número de funcionários responsáveis pela limpeza de cada mercado depende de alguns critérios. "O tamanho do mercado e o tipo de demanda de limpeza que ele apresenta são os fatores que determinam quantos agentes irão atuar no espaço. Em média, são designados de sete a nove trabalhadores, distribuídos em cada turno de funcionamento, que é das 6h até as 18h", explica.
Manutenção
Atualmente, seis mercados setoriais estão em funcionamento, localizados nos bairros Bugio, 18 do Forte, Santos Dumont, Siqueira Campos, América e no Conjunto Augusto Franco. Um dos mais recentes mercados construídos foi o Governador Miguel Arrais, do bairro Bugio, inaugurado em 2005. A administração municipal realizou a entrega de um grande complexo comercial, dividido em cinco blocos com um total de 66 boxes. O prédio também conta com oito banheiros femininos e cinco masculinos, rampas de acesso a portadores de deficiência, sala para depósito de material de limpeza, além de cada box possuir lavabos para a lavagem dos produtos em comercialização.
Após sete anos da inauguração do espaço, os comerciantes comemoram a oportunidade de negociar seus produtos em um ambiente limpo, organizado e confortável. Na opinião da comerciante Eugênia Santos, o local oferece uma estrutura adequada para que ela mantenha sua mercadoria sempre arrumada e higienizada.
"Aqui é possível deixar tudo em ordem, sem a necessidade de levar para casa e depois trazer para arrumar de novo. O cliente também elogia a limpeza, falando que fica mais fácil escolher o produto. Não tenho do que me queixar", diz a vendedora de hortaliças, permissionária de uma das bancas desde a inauguração do espaço.
Já para Antônio dos Passos, dono de uma loja de reparos de eletrodomésticos, o lugar oferece segurança e conforto para que ele guarde adequadamente suas mercadorias. "Como lido com objetos de alto valor, devo tomar as medidas necessárias para que os produtos fiquem em segurança na loja. E no mercado, é possível ficar despreocupado com relação a isso. Os guardas municipais sempre circulam por aqui e oferecem apoio, caso haja uma necessidade emergencial. Além disso, não fico preocupado se o produto vai estragar por estar armazenado de forma inapropriada, já que aqui não oferece risco de vazamento ou qualquer outro prejuízo", diz.
O aposentado José Rubens, consumidor assíduo do mercado, relembra o antigo cenário de degradação e sujeira que os comerciantes ficavam no local. Segundo ele, a higiene dos produtos era precária, o que dificultava a compra de produtos perecíveis como carne e pescado. "Hoje, fico tranquilo em comprar carne e outros alimentos passíveis de alta contaminação. Sei que aqui o manuseio é adequado e não fico preocupado com a higiene adotada. Está muito melhor, sem dúvidas", opina.
Mercado Viana de Assis
Em breve, a população será contemplada com a entrega do projeto de reforma do mercado setorial Viana de Assis, localizado no bairro Santos Dumont. A revitalização do espaço, orçada em mais de R$369 mil, a partir de recursos próprios do município, contará com quatro banheiros amplos e confortáveis, além de 45 bancadas construídas de forma apropriada para abrigar as mercadorias em comercialização.
Após a entrega, os comerciantes e consumidores contarão com um novo espaço em consonância com as exigências dos órgãos reguladores da construção civil, como também de acordo com os padrões que fiscalizam a saúde pública em locais de comércio popular.