PMA inclui famílias do Bugio no Cadastro Único

Família e Assistência Social
25/02/2012 10h46
Início > Notícias > PMA inclui famílias do Bugio no Cadastro Único

A Prefeitura de Aracaju realiza durante todo este sábado, 25, a busca ativa no conjunto Bugio, Zona Norte da capital. Somente durante a manhã, mais de 100 pessoas já haviam sido atendidas, algumas para fazer o Cadastro Único pela primeira vez, outras para fazer o recadastramento do Bolsa Família, e outras, ainda, para se inscrever nos cursos que a PMA está oferecendo.

Uma equipe de 40 trabalhadores - cadastradores e visitadores sociais - da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está no local para atender a todos que chegam. Uma parte dessa equipe passou a manhã deste sábado realizando a busca ativa, ou seja, indo de casa em casa em busca das famílias que ainda não possuem o Cadastro Único.

"Com esse trabalho, queremos alcançar principalmente as famílias que vivem com renda per capita de R$ 70, pois são elas o objetivo maior do Plano Aracaju sem Miséria", declarou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que acompanhou todo o trabalho de perto.

A equipe de visitadores sociais fizeram a busca ativa nas áreas de maior vulnerabilidade social da região do Bugio, a exemplo da ocupação Estrela do Oriente, do Anchietão e loteamento Ângela Catarina, segundo informou Bosco Rolemberg, acrescentando que os casdastradores estiveram concentrados no Colégio Municipal Manoel Bomfim.

Entre as pessoas que buscaram os serviços estava a diarista Célia Maria Santos Barreto, 44 anos, que fez sua inscrição no Cadastro Único pela primeira vez. "Vim com a esperança de ganhar uma casa e receber os outros benefícios do governo", disse a mulher que ainda obteve informações sobre os cursos de vendedor e encanador-instalador predial que a Semasc está oferecendo.

Os cursos não são para ela, que se diz satisfeita com a profissão que exerce. "São para a minha filha. Quero que ela tenha uma profissão", declarou Célia Maria Santos Barreto.  Já Ernesto Correio não perdeu tempo. Se inscreveu no curso de encanador-instalador predial. "Já faço bicos nessa área, agora quero me profissionalizar", enfatizou.