A rotina do mercado Albano Franco, localizado no Centro de Aracaju, mudou nos últimos dois dias. Os comerciantes retiraram seus produtos para uma limpeza geral de toda a área interna. A iniciativa, executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi aprovada pelos permissionários. "Não há dúvida que a limpeza é mais do que necessária. É uma iniciativa pioneira e importante para todos", destacou Dorgival Alves, presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Albano Franco.
"Os comerciantes sabem da importância dessa limpeza. Da maneira como está sendo realizada, é a primeira vez que esse serviço acontece. Sabemos que existem funcionários que varrem e lavam o mercado todos os dias. Essa limpeza é uma resposta muito positiva da Prefeitura de Aracaju e com certeza será muito bom para todos, principalmente para os consumidores que voltarão ao mercado satisfeitos", comemorou Dorgival Alves.
Quem comercializa há muito tempo no mercado, mesmo antes da construção do mercado Albano Franco, sabe que a limpeza é importante para manter e atrair os consumidores. "O mercado estava precisando mesmo disso. Muita gente aqui não mantém a higiene do local e isso é prejudicial para todos. Agora eu vi que o mercado está mudando e vai ficar melhor ainda", disse Evanildo Teixeira, comerciante há 20 anos.
O comerciante Luís Evangelista faz a sua parte. Com a banca toda higienizada, ele faz questão de mostrar, com orgulho, que é preciso manter o espaço agradável para os consumidores. "O pessoal varre o mercado todo dia, mas sabemos que existem muitos comerciantes que deixam as bancas sujas e isso atrai ratos e baratas. Infelizmente a atitude de alguns prejudica o trabalho de muitos", comentou.
Com uma vassoura na mão e um contêiner de lixo ao lado, Selma Silva, uma das agentes de limpeza, percorre os corredores do mercado diariamente e reclama da sujeira deixada no local. "É um absurdo porque tem cesto de lixo em todo o lugar. O pessoal que vem aqui no mercado e os comerciantes também contribuem para isso", frisou a agente de limpeza.