O período letivo para milhares de alunos inseridos nas 47 escolas municipais que oferecem educação infantil foi iniciado nesta segunda-feira, 27. Com ambientes agradáveis, dotados de materiais didáticos adequados às idades das crianças, as unidades de ensino estão prontas para recepcionar os alunos, que aguardavam ansiosos para retomar os estudos.
Na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. Fernando José Guedes Fontes, por exemplo, as crianças foram recepcionadas com bastante entusiasmo. Enfeitada com adornos e desenhos coloridos, a escola proporcionou que seus alunos tivessem a oportunidade de participar de atividades recreativas, através de brinquedos como pula-pula e cama elástica.
Para a coordenadora geral da Emei, Rosana Fonseca, o intuito da unidade é tornar a escola cada vez mais atrativa aos olhos da criança. "Alugamos os brinquedos com o objetivo de acolher os alunos novos e os antigos. Dessa forma chamamos a atenção deles e fazemos com que a escola seja atrativa para os 155 meninos e meninas matriculados aqui neste ano", conta.
Bernadete Matos, que presta suporte pedagógico na escola, comentou sobre a importância do acompanhamento pedagógico na vida das crianças. "A escola é fundamental no crescimento dos meninos e meninas, e é por isso que desenvolvemos diversos projetos pedagógicos para estimular o aprendizado de conhecimentos", explica.
Aprendizado
Mediante convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a Editora Positivo, os alunos da rede municipal de ensino com idade entre 3 e 5 anos são beneficiados com o material didático e a metodologia de ensino do sistema 'Aprende Brasil'.
O material didático inclui quatro volumes com conteúdo adequado para o público-alvo. Os livros foram elaborados de acordo com a faixa etária e série, seguindo uma sequência lógica no desenvolvimento das capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. O material é composto por desenhos e atividades como pintura e recortes, que facilitam a absorção do conhecimento.
Brinquedotecas
Para auxiliar os coordenadores e professores na oferta de uma educação de qualidade, a Prefeitura de Aracaju através da Semed já iniciou a entrega de brinquedotecas para as unidades de ensino infantil. A iniciativa, que faz parte do projeto ‘Brincar e Aprender', pretende contemplar com brinquedotecas 47 escolas municipais de Ensino Infantil. O kit com brinquedos educativos é composto por dominó de alfabetização, fantoches, jogo da memória, numerais com pinos em madeira, peteca e quebra-cabeças do alfabeto.
Matrículas
Mesmo com o início das atividades escolares, as escolas que ainda disponibilizam vagas continuam efetuando matrículas na educação infantil. Para isso, pais ou responsáveis pelas crianças em idade de creche ou pré-escola devem apresentar certidão de vacina da criança, duas fotos e certidão de nascimento. A matrícula somente será concluída mediante requerimento assinado pelos pais ou responsáveis, já que o aluno é menor de idade.