Emsurb recolhe 16 toneladas de lixo no mercado

Serviços Urbanos
27/02/2012 16h30

Em meio às frutas, verduras, carnes e pescados vendidos no mercado central Albano Franco, estavam espalhados e escondidos mais de 16 toneladas de lixo. Sacolas plásticas, garrafas, cadeiras, restos de produtos, objetos pessoais e diversos outros equipamentos sem utilização ficaram acumulados, gerando muita sujeira e o aparecimento de insetos e roedores. Foi pensando na higiene do local que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), resolveu executar uma grande operação de limpeza.

Segundo Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana, foram recolhidos, somente no último domingo, 26, quando foi iniciado o serviço, 16,19 toneladas de lixo. "Impressionante a quantidade de lixo em um único lugar. É importante salientar que é uma quantidade atípica, porque temos diversos tipos de resíduos, inclusive peças de madeira", registrou.

O gerente de Limpeza Urbana informou que diariamente, durante a coleta de lixo de rotina, o mercado Albano Franco produz sete toneladas e meia. "Ou seja, o que recolhemos de lixo nesta operação de limpeza é uma quantidade muito grande. A execução desse serviço só foi possível com o apoio de três caçambas e três caminhões compactares. Todos eles saíram completamente cheios", informou Roberto.

O serviço de limpeza também está sendo realizado nesta segunda-feira, 27. "Entramos nesta tarde, para dar suporte à equipe de funcionários do mercado, com 36 agentes de limpeza, divididos em três equipes. Eles vão ajudar no recolhimento e varrição de todo o material encontrado nos corredores e entre as bancas", disse o gerente. Nesta terça-feira, 28, após a higienização do mercado, com a lavagem e dedetização total, toda a área interna estará liberada para os comerciantes e consumidores.