Emsurb faz balanço positivo da limpeza no mercado

Serviços Urbanos
28/02/2012 11h46
Início > Notícias > Emsurb faz balanço positivo da limpeza no mercado

Durante dois dias, domingo, dia 26, e segunda-feira, dia 27, o mercado Albano Franco, localizado no Centro da capital, permaneceu fechado para a execução de uma grande ação de limpeza. O local foi aberto ao público ainda na manhã desta terça-feira, dia 28, quando a área interna foi liberada para os feirantes organizarem seus produtos. "Não há dúvida que o resultado foi positivo. Os comerciantes e, principalmente, os consumidores poderão usufruir de um espaço higienizado e mais organizado", ressaltou Lucimara Passos, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Logo no início da manhã desta terça, a presidente da Emsurb, que acompanhou diariamente a execução do serviço de limpeza, caminhou entre os corredores do mercado e conversou com os comerciantes. "Ouvimos deles as propostas para melhorar ainda mais o comércio no local. Também explicamos claramente o objetivo da limpeza, que é manter e atrair mais consumidores, eliminando a sujeira. Com certeza os clientes terão mais segurança em comprar os produtos e, consequentemente, os vendedores terão mais lucro", frisou Lucimara.

Estratégia

A limpeza de toda a área interna e externa do mercado foi pensada estrategicamente para atender às necessidades de higiene. Com o apoio de 306 funcionários, entre agentes de limpeza, fiscais, coordenadores e diretores, todas as mercadorias foram retiradas e colocadas em um espaço previamente estabelecido pela Emsurb. "Colocamos 400 bancas na parte externa do mercado e armazenamos os produtos dos comerciantes para realizar a limpeza de maneira efetiva. Cerca de 300 feirantes utilizaram o espaço e os demais optaram em levar a mercadoria pra outro lugar", informou Silvana Gomes, gerente de Abastecimento.

No local de armazenamento foram colocados, em regime de plantão, 15 guardas municipais e 15 fiscais da Emsurb. "Tudo foi realizado para garantir a segurança das mercadorias, que foram retiradas e repostas conforme orientação. Não tivemos nenhum tipo de incidente registrado. Nenhum feirante reclamou de perdas. Não faltou sequer um tomate. Foram noventa fiscais atuando", comemorou Antônio Pereira, gerente de Espaços Públicos.

Para a reposição das mercadorias, foram colocados à disposição 120 agentes de limpeza. "Eles atuaram na efetivação da reposição e também na limpeza complementar de toda a área. Somente nesta terça foram dispostas duas caixas de 30m³, uma de 15m³ e quatro caçambas. Vamos deixar também uma equipe de plantão durante todo o dia para executar qualquer serviço de limpeza adicional", explicou Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana. "Atuamos ainda na lavagem do mercado, onde foram utilizados mais de 80 mil litros de água, com o apoio dos agentes", acrescentou.

Funcionários do setor administrativo da Emsurb também contribuíram para a estratégia de limpeza. "Foram 30 pessoas que ajudaram na organização das mercadorias e cuidaram da disposição, conforme o pedido dos feirantes. Eles acompanharam todo o processo de retirada e reposição, onde foi tudo documentado e assinado", registrou Laelson Almeida, gerente administrativo.