Coordenadores das unidades de ensino da rede municipal de Aracaju participaram nesta terça-feira, 28, de uma reunião com o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior. No encontro, realizado no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, foi divulgado o planejamento de ações para educação do munícipio em 2012.
Durante a reunião, foram detalhados investimentos em reformas de unidades educacionais, construção de novas escolas e manutenção física dos espaços dedicados ao aprendizado de crianças e jovens. Entre as obras estão a construção de nova sede das Emefs Elias Montalvão e Jaime Araújo, a criação de três novas unidades de ensino, nos bairros 17 de Março e Coqueiral, reforma das Emefs Alencar Cardoso, Presidente Vargas, Anísio Teixeira, Olga Benário, Dom José Vicente Távora, Carvalho Neto e das Emei's Antônio Valença Rollemberg e Francisco Guimarães Rollemberg, além do antigo prédio da Emef Oviêdo Teixeira.
Outras unidades de ensino passam por serviços de manutenção física: Emefs Maria Carlota, Papa João Paulo II, Laonte Gama, Olavo Bilac e Áurea Melo; além da creche Selma Bandeira e as Emeis Monsenhor João Moreira Lima e José Garcez Vieira. No segundo semestre serão iniciados os trabalhos na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), Centro de Apoio para Deficientes, Cemarh, as Emeis José Airton de Andrade, Jovino Pinto, Irene Romão de Brito e Emef Juscelino Kubitschek. O total de recursos destinados às obras de reforma estruturantes para o ano de 2011 e 2012 já ultrapassa R$ 19 milhões.
Novidades
Na área tecnológica, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dará um salto em investimentos com a aquisição de impressoras e computadores para atendimento as unidades de ensino. Está prevista ainda a ampliação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), que contemplará dez mil alunos com computadores portáteis.
O planejamento da Semed para este ano, conta ainda com oficinas de artes e terapias alternativas, capacitação profissional e formação continuada para merendeiras e gestores escolares. Serão ampliadas as vagas para os programas ‘Brasil Alfabetizado' e ‘Projovem Urbano' e o programa ‘Horas de Estudo' passará por reestruturação. Também estão sendo adquiridos equipamentos para a criação de cineclubes nas escolas de ensino fundamental e material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil (Editora Positivo) para alunos de educação infantil.
Segundo Antônio Bittencourt Júnior, a Semed está imprimindo todos os esforços para promover um ambiente adequado para uma oferta de uma educação de qualidade. "Essa é uma forma de elevar a educação e, ao investir em novas práticas, estamos estimulando os alunos a aprenderem de forma diferenciada, aumentando seus potenciais de conhecimento. Sem dúvida, a educação do município nunca passou por uma transformação e avanço tão significativo quanto o que temos visto nos últimos anos", afirmou o decretário.
As ações agradaram os professores da rede municipal. Para a coordenadora geral da Emef Oscar Nascimento, localizada no bairro Santo Antônio, a reunião foi esclarecedora. "É um momento ímpar, para a gente ficar sabendo o que está planejando a Secretaria para 2012. É um espaço também para tirar dúvidas, cobrar e repensar os trabalhos em sala de aula", diz a professora.