Na manhã da última segunda-feira, 27, servidores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju participaram do Projeto ‘Diagnóstico de saúde e estilo de vida' (DSEV). Realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a iniciativa analisa as condições de risco para doenças crônicas e do trabalho, traçando um perfil da saúde e estilo de vida de cada servidor.
O projeto é realizado em duas etapas. A primeira corresponde a uma entrevista realizada com cada servidor, onde são respondidas questões relativas às condições de saúde, estilo de vida, níveis de estresse, qualidade dos relacionamentos e características socioeconômicas, demográficas e do ambiente de trabalho. A segunda etapa corresponde à coleta de dados antropomórficos, pressão arterial, avaliação da saúde bucal e do índice de massa corporal, medida que diagnostica a relação entre a saúde e o peso. Posteriormente são fornecidas orientações sobre vida saudável.
"Muitas das vezes o trabalhador não tem tempo de ir ao médico ou de realizar uma avaliação geral das suas condições de saúde. O projeto é justamente centrar-se no diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes, câncer e na análise das condições associadas ao risco elevado dessas doenças, como tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse", explica a coordenadora do DSEV, Patrícia Alves de Oliveira.
A auxiliar técnica, Ada Soares Felizona, 50, que trabalha há sete anos na Emurb, participou do projeto. "Achei uma iniciativa muito importante, principalmente para a gente que vive na correria do dia a dia e normalmente não tem tempo de realizar atividades físicas. Foi muito bom porque também a equipe deu sugestões de como melhorar a nossa saúde", ressalta a servidora.
Valorização
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, as ações fazem parte da política estratégica da Prefeitura de Aracaju para valorização do servidor público. "É uma iniciativa importante que contou com a adesão de muitos profissionais da empresa. Além de diagnosticar o risco de doenças, a equipe do Sesi também deu algumas orientações para que cada funcionário possa melhorar sua saúde, adotando hábitos e estilo de vida mais saudáveis", destaca o engenheiro.