SMS realiza Roda de Conversa sobre Saúde do Homem

Saúde
01/03/2012 16h14
Início > Noticias > 49639

Com o objetivo de levar informações e orientações sobre cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando nas Unidades de Saúde da Família (USF) a estratégia da roda de conversa sobre saúde do homem. As ações são promovidas pelo Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem. Na quarta-feira, dia 29, foi a vez da USF Família João Bezerra, no povoado Areia Branca, receber a roda de conversa, realizando um debate esclarecedor sobre o tema.  

Durante o encontro, os profissionais da Equipe de Saúde da Família e outros servidores foram convidados a refletir sobre a importância de adotar estratégias para maior inserção da população masculina na Unidade de Saúde.

“Precisamos que em toda a capital a população masculina seja sensibilizada para a importância de cuidar melhor da saúde, pois o diagnóstico precoce e a prevenção são as melhores formas de garantir saúde sempre”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Atividades

Na oportunidade, além do debate sobre saúde do homem, foi exibido o vídeo informativo, Vila Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O coordenador do Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício de Almeida, destacou a importância de se buscar uma atenção integral à saúde do homem nas rotinas de trabalho das Unidades de Saúde da capital.

“As taxas de mortalidade masculina no Brasil revelam que por descuidarem da própria saúde e estarem sujeitos a diversos tipos de violência, a expectativa de vida dos homens é bem menor que a das Mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, eles vivem sete anos menos que elas”, destacou o coordenador.

Homens estão sujeitos a diversos problemas de saúde como hipertensão, diabetes, câncer de próstata e outras enfermidades. As situações são agravadas quando há negligência. “Diante dessa realidade, a colaboração de todos é importante. Em Aracaju, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde devem incentivar mais os homens das comunidades a perder o medo e a vergonha de buscar ajuda. Enfim, a prevenção e os hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida”, concluiu Francileide Lôbo, referência técnica do Programa.

Continuidade

O Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem segue realizando a roda de conversa nas Unidades de Saúde da Família em Aracaju.  Nesta sexta-feira, dia 2, a equipe reunirá profissionais da Unidade de Saúde da Família Augusto Franco.