Para melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando obras de infraestrutura nos loteamentos Bahamas e São José, localizados no bairro Santos Dumont. Os serviços seguem num ritmo intenso de trabalho.
As obras representam um investimento de cerca de R$ 4,6 milhões em recursos próprios. A iniciativa vai beneficiar milhares de famílias, proporcionando melhorias como drenagem, pavimentação asfáltica, meio-fio e construção das calçadas. No total, 15 vias estão recebendo as obras estruturantes e aproximadamente metade das obras já foram concluídas.
Esta semana, cerca de 100 profissionais trabalham no serviço de terraplenagem das vias, reforço do subleito e aplicação da camada de sub-base, camada de areia que alicerça a base onde será aplicada a massa asfáltica. As equipes estão trabalhando também aos sábados para agilizar o andamento das obras. A previsão é de que ainda este mês a pavimentação das vias seja iniciada.
De acordo com o engenheiro fiscal da Emurb, Adroaldo Celso de Oliva, a implantação das redes de esgoto e drenagem já foi praticamente concluída. "Após a conclusão da pavimentação, que será realizada em todas as ruas em uma só etapa, vamos iniciar a construção das calçadas ao longo das vias beneficiadas", explica o engenheiro.
Interdição
Para dar prosseguimento aos serviços, no último fim de semana, nos dias 25 e 26, foi interditado um pequeno trecho de cerca de 15 metros da avenida Euclides Figueiredo. No local, novas galerias de drenagem foram implantadas. O trânsito na via, contudo, já foi restabelecido e o tráfego de veículos foi normalizado. Não há previsão de nova interdição na área.
Para o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras nos loteamentos São José e Bahamas dão prova do comprometimento da Prefeitura de Aracaju com as duas comunidades. "Como toda obra de infraestrutura, há alguns transtornos para os moradores, mas é importante que a população esteja consciente de que esse incômodo é transitório. Já os benefícios serão permanentes. Estamos trabalhando em ritmo intenso para reduzir esses contratempos e entregar a obra o mais rápido possível para as duas comunidades", garante o engenheiro.