Autoridades, amigos e familiares lotaram o auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) na manhã desta sexta-feira, 2, para prestigiar a posse da nova mesa diretora que irá atuar no biênio 2012/13. Presidida pelo Conselheiro Carlos Alberto Sobral, a Corte de Contas terá como vice-presidente o conselheiro Carlos Pinna e Reinaldo Moura como corregedor-geral.
Presente à sessão especial, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, desejou sucesso aos novos dirigentes da casa. "Tenho certeza de que a nova mesa diretora irá conduzir de forma brilhante o Tribunal de Contas e fará um excelente trabalho, prevenindo, debatendo, orientando e, nos casos em que houver má gestão dos recursos públicos, irá aplicar as punições cabíveis, já que esse também é um dos papéis do TCE", destacou o prefeito.
Para Edvaldo Nogueira, o novo presidente irá melhorar ainda mais a relação da Corte de Contas com os entes públicos. "Além de um excelente jurista, o presidente Carlos Aberto Sobral é um homem sensato, que preza pelo diálogo, é um dos maiores especialista em direto administrativo do país, é o conselheiro que está na Corte a mais tempo. Já foi presidente da casa, já foi corregedor, vice-presidente, ou seja, reúne as características necessárias para chefiar a casa: competência e experiência", frisou.
Eleito por unanimidade para Presidir o TCE, Carlos Alberto se disse feliz com o desafio e destacou que, em parceria com os servidores da casa e com o apoio dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, trabalhará para que a Corte atenda, de fora mais eficaz, os anseios da sociedade sergipana. "Nosso objetivo é dar continuidade aos trabalhos, fazendo com que o tribunal seja cada vez mais eficiente. Para isso, pretendo fazer duas coisas: dar mais celeridade aos trabalhos e aproximar cada vez mais a sociedade do tribunal de contas", disse.
O vice-prefeito de Aracaju e Secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, elogiou o Conselheiro Carlos Alberto. "É um homem correto, com experiência, que conhece bem a função, realizou um trabalho extraordinário quando foi presidente em oportunidades anteriores e tem todas as condições e predicados para fazer uma bela gestão. Estou torcendo para que a gestão seja de total êxito, de pleno sucesso, e que ele consiga avançar na idéia de um Tribunal de Contas que, além de fiscalizar, possa orientar os administradores públicos e gestores a como lidar com o erário".
Também presente à solenidade de posse, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, disse ter a expectativa de continuar contemplando um Tribunal de Contas atuante, que busca servir à sociedade, militando a favor da boa aplicação dos recursos públicos . "O Dr.Carlos Alberto é um dos mais conceituados juristas do Estado, é um conselheiro experiente e ao lado do Dr. Carlos Pina e do Conselheiro Reinaldo Moura, tenho plena convicção de que nós teremos o Tribunal funcionando dentro da normalidade, cumprindo seu papel constitucional e construindo uma relação promissora com a sociedade sergipana e com as instituições jurisdicionadas pela Corte", disse o chefe do executivo Estadual.
Trajetória
Advogado, formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1969, Carlos Alberto Sobral foi promotor público substituto da Comarca de Tobias Barreto (1965 a 1966); professor da UFS (1970 a 1971) e advogado da Emurb, onde ocupou a chefia do departamento jurídico e a Diretoria Administrativa.
Antes de ser nomeado e empossado conselheiro do TCE, em 1986, Carlos Alberto ainda foi procurador geral do Estado (1983); secretário de Estado da Segurança Pública (dezembro de 1983 a fevereiro de 1986) e auditor do TCE;
O conselheiro já presidiu o TCE nos biênios 1989/90, 2001/02 e de dezembro de 2006 a março de 2007. Além disso, publicou mais de uma dezena de artigos jurídicos e dirige a Escola de Contas (Ecojan) desde 2005.