Na tarde desta sexta-feira, dia 2, a Academia da Cidade, Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou certa de 1.300 participantes do projeto para curtir o Carnaval. Foram 18 ônibus que levaram os usuários dos 17 pólos da Academia para a quadra do Sesi, onde aconteceu a II Ressaca de Carnaval da Academia da Cidade.
A Ressaca funciona como uma reunião carnavalesca dos polos. “Esse é nosso segundo grande carnaval da Academia. Cada polo realiza seu carnaval, e essa é uma oportunidade para confraternizar todos juntos. Os professores organizam seus grupos e aqui todos brincam”, comenta a Karla Viviane, coordenadora de Promoção à Saúde.
Ao som da banda de frevo A Indomada, usuários professores dançaram e curtiram a festa. “Escolhemos um lugar com a acessibilidade e o espaço necessário para que todos pudessem brincar. Muitos aqui são idosos, queremos que todos participem e com isso gerar mais saúde para os usuários”, explica Karla.
“São poucas as oportunidades dos polos se reunirem. Entrei no programa como estagiária e hoje sou professora, para mim esses eventos são muito importantes. Além da gente se exercitar dançando, ainda nos confraternizamos e nos divertimos”, brinca Danielle Maia, professora no polo do Bairro Industrial.
Já do Bugio veio uma simpática figura. Vestida de Nega Maluca e afirmando estar grávida, Antônia da Conceição não parava de dançar um minuto. “Isso tudo aqui está maravilhoso. Estou me divertindo muito. Adoro isso tudo”, fala. Antônia foi uma das muitas que vieram nos ônibus cedidos pela SMS. “Vim no onibus da Prefeitura. Ele foi pegar a gente no Pólo e trousse até aqui. Foi muito divertido”, relata.
Antônia é um dos muitos exemplos de como a Academia da Cidade leva qualidade de vida para os Aracajuanos. Há 5 anos no Projeto, ela entrou buscando parar de fumar e vem levando uma vida saudável desde então. “Entrei querendo parar de fumar, buscando algo que me distraísse do vício. Hoje não sou mais fumante graças à Academia. Faz cinco anos que não fumo, desde que entrei no Projeto”, revela.
Também do polo do Bairro Industrial, veio o senhor Manoel de Jesus, de 72 anos. Há 4 anos no projeto, ele não perde uma aula e aprova a iniciativa carnavalesca. “Adoro o carnaval. Costumo brincar todos os anos. A Academia é um lugar ótimo e juntar os dois é perfeito”, revela.