Feira de Artes Marciais é encerrada com sucesso

Juventude e Esporte
05/03/2012 09h35
Início > Notícias > Feira de Artes Marciais é encerrada com sucesso

Terminou de forma grandiosa e com sucesso neste domingo, dia 4, no Ginásio Constâncio Vieira, a I Feira de Artes Marciais realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Com início na sexta-feira à noite, o evento reuniu 11 modalidades esportivas, palestras com ex-atletas de renome nacional e internacional, além de estandes que contavam a história de cada arte marcial.

Foram três dias de apresentações simultâneas de lutas, que despertaram a atenção do público. Capoeira, Karatê, Muay Thai, Taekwondo, Tai Chin Chuan, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Kung Fu, Boxe, Judô e Aikidô demonstraram as técnicas das artes marciais.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Mitidieri, ressaltou a importância em realizar a feira na capital sergipana. "É algo inédito para Aracaju e todo o Estado. Esse evento ficará marcado para a cidadania e para a vida esportiva de nossa cidade. Foi a grande oportunidade de unir os praticantes das artes marciais, trabalhar o lado social e desenvolver as políticas públicas voltadas para o esporte. Jamais havia tido algo de tal magnitude por aqui", explica.

"Além disso, tivemos a chance de conhecer de forma minuciosa cada modalidade esportiva, conversar com os presidentes de federações, atletas e palestrantes, como por exemplo, Paulo Zorello, Arthur Mariano, Mestre Kim e Nilton Santos. As presenças deles foi uma forma de adquirirmos mais know-how. Esperamos que nos próximos anos, possamos continuar promovendo a feira", destaca, enfatizando que as federações têm que passar o verdadeiro sentido das artes marciais.

Fábio Mitidieri fez questão de agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira e aos profissionais da Semel pelo apoio e incentivo à realização da feira e, obviamente, ao sucesso do evento. "O prefeito nos deu a responsabilidade de administrar à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e confiou no nosso trabalho. Graças a Deus, os resultados têm sido positivos e temos que ser gratos a ele", afirma. "Temos também uma equipe de trabalho muito competente e que é responsável pelo sucesso. Não poderia também deixar de externar os meus agradecimentos ao secretário de Esporte do Estado, Maurício Pimentel, que nos cedeu o Constâncio Vieira e esteve presente na abertura", disse.

O secretário-adjunto da Semel, Antônio Hora Filho, exaltou a importância na realização da feira na capital sergipana. "Foi uma forma de incentivar os presidentes de federações e aos alunos à prática esportiva. Fiquei muito feliz com essa I Feira de Artes Marciais", enfatiza.

A coordenadora de alto rendimento da Semel, Mariana Dantas, ficou satisfeita com a I Feira de Artes Marciais em Aracaju. "Foi muito trabalho, porém gratificante. Quando olhava e observava aquela mega estrutura, ficava até emocionada. O prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário Fábio Mitidieri e a equipe da Semel merecem nossas congratulações", disse.

Importância da feira

Para o presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai e representante oficial nas Américas da World Muay Thai Federation (WMF), Arthur Mariano, foi de fundamental importância a iniciativa da Prefeitura de Aracaju e da Semel em trazerem a Feira de Artes Marciais para o município. "Essa junção de modalidades irá fazer total diferença. A estrutura do evento está extraordinária. O Rio de Janeiro deveria copiar esse modelo e fazer um evento desse porte no Maracananzinho, com todas as modalidades. Secretário e prefeito estão de parabéns", disse, destacando que a feira vem unificar ainda mais o trabalho bonito que é o Muay Thai, o Boxe, Kickboxing, Jiu-Jitsu, enfim, todas as modalidades.

"Conversava com o secretário Fábio Mitidieri e ele disse que foi criado o bolsa-atleta em Aracaju. Com certeza, isso faz  uma diferença incrível para os atletas que estão começando a ganhar as competições estaduais.  Só vai fazer crescer o esporte e trazer novos atletas para disputar campeonatos no Brasil e no exterior", ressalta.

O presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e tricampeão mundial, Paulo Zorello, compactuou com a ideia de que é de primordial importância a participação da presidência ou da Confederação no evento para a comunidade das artes marciais. "É fundamental não só para a cidade de Aracaju, mas para o Estado de Sergipe, porque é uma oportunidade de crescimento dessas modalidades esportivas, principalmente o Kickboxing. A ideia em promover a feira foi excepcional. Fiquei impressionado com a estrutura do evento", revela.

Ele ainda disse que a feira foi oportunidade para atrair mais pessoas para a prática do esporte. "A partir do momento que reúne 11 modalidades esportivas, propícia às pessoas conhecerem cada uma delas e, consequentemente, praticá-las. Prefeito e secretário estão de parabéns pela iniciativa", enfatiza.

Segundo o presidente da Federação Sergipana de Karatê, Cristovão Bittencourt, a feira foi um momento ímpar para a união das artes marciais no Estado de Sergipe. "Tenho 30 anos de esporte aqui dentro e nunca vi uma coisa maravilhosa como essa. Foi uma grande iniciativa da Prefeitura por parte do nosso secretário Fábio Mitidieri", elogia. "Será muito bom, se todo o ano tiver uma feira dessa magnitude. É uma maneira de tirarmos as crianças das ruas e assim, trazer uma oportunidade grande para esses jovens", salienta.

De acordo com o presidente da Associação de Jiu-jitsu do Estado de Sergipe, Jairo Moura, a realização do evento foi um momento inédito para as artes marciais de Aracaju e do Estado. "A arte marcial não é apenas uma atividade de luta, mas também uma filosofia e disciplina. Por isso, a importância de praticá-la. A Prefeitura e o secretário Fábio Mitidieri estão de parabéns e nós somos vitoriosos com todo esse mega evento", disse.

Leonardo Campos, presidente da Federação Sergipana de Muay Thai, afirmou que a Feira de Artes Marciais foi uma experiência ímpar.  "Nunca participei de um evento como esse e percebi que foi muito importante porque os atletas, professores e mestres estão bem motivados. Acredito que não será a primeira feira, com certeza, o secretário Fábio Mitidieri que veio com essa ideia maravilhosa, irá trazer outras", declara.  "As artes marciais fazem parte também da educação dos jovens e é bastante importante para formar o cidadão", diz.

Regionalismo

O presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Interestilos, Mestre Kim, acredita que esse trabalho na região Centro-Oeste e Sudeste é bem avançado, porque já tem uma prática muito grande da população. "Agora, vejo pela primeira vez, a região Nordeste trazer essa I Feira realizada com muito êxito. Com essa iniciativa da Semel e da Prefeitura de Aracaju, temos a responsabilidade de qualificar nossa categoria", afirma.

Mestre Kim ainda comentou sobre a palestra ministrada para o público que compareceu ao Constâncio Vieira. "Achamos importante evoluir junto com a sociedade. A cada ano que passa, existem cobranças maiores com relação ao ensino e, por isso, temos a responsabilidade de qualificar nossa categoria. Pratico artes marciais, desde os cinco anos, e sempre faço questão de externar em minhas palestras o tema disciplina, como uma forma de respeito ao próximo e à sociedade. Minha família foi quem trouxe o Taekwondo para o Brasil e estou contribuindo com essa obrigação", exalta.

O Mestre Nilton Santos, 7ª Dan em Taekwondo, abordou na sua palestra o esporte praticado fora do País. "Tenho viajado muito e vejo como as artes marciais são praticadas e administradas em âmbito internacional. Como muitos atletas não têm condições de viajar trouxe novas informações para que eles melhorem a sua qualidade de treinamento. Outro fator preponderante é a disciplina, que é a base para qualquer prática esportiva. Estou admirado com a dimensão do evento que a Semel organizou. É de um nível que não vejo em meu Estado e vou até levar essa ideia para lá. Parece até um evento de nível internacional", afirma.

Atletas-Bolsistas

Quem também compareceu ao Ginásio Constâncio Vieira para assistir às apresentações simultâneas das artes marciais e as palestras foram os atletas-bolsistas da Prefeitura de Aracaju. A atleta de Karatê, Sandy Regina, ressaltou que a feira é muito interessante e importante. "É bom para divulgar as artes marciais e as pessoas conhecerem as diversas opções que temos nesse esporte. O Karatê me disciplinou muito e cada vez mais fico apaixonada. Apesar de ter apenas 17 anos, já conquistei os títulos Norte/Nordeste e Brasileiro", comenta.´

O supercampeão do tênis sergipano, Victor Maynard, que recentemente conquistou o vice-campeonato mundial, ficou impressionado com a estrutura da I Feira de Artes Marciais. "Olha, sinceramente, é muito bonito isso aqui. Dos estandes, as apresentações, tudo é perfeito. Todos estão de parabéns", elogia.

A boxeadora Luzinéia dos Santos, mais conhecida como Indinha, disse que a feira vai ajudar a crescer ainda mais o esporte em Aracaju. "A realização desse evento vai ficar marcada para história da capital sergipana. A cidade da qualidade de vida também será das artes marciais.  Foi muito bom participar e poder conhecer as outras modalidades esportivas. Prefeitura e Semel estão de parabéns pela iniciativa", finaliza.

Sala de imprensa

A sala de imprensa climatizada, montada na quadra do Ginásio Constâncio Vieira, também foi uma das sensações da I Feira de Artes Marciais. "Isso aqui é fabuloso. Além das entrevistas feitas no local, recebemos as visitas dos amigos, presidentes de federações, atletas, palestrantes e da imprensa", disse Fábio Mitidieri.