O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ampliou o prazo para o recadastramento do Bolsa Família. Agora, as famílias que ainda não atualizaram as informações cadastrais têm até o dia 29 de março para regularizar as pendências junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Com esse novo prazo para o recadastramento, o MDS dá uma nova oportunidade para as famílias que ainda estão pendentes de regularização, evitando assim, o cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família. O MDS informa que se esforçou para evitar a prorrogação do prazo porque a mudança atrasaria o calendário de 2012 de revisão cadastral e averiguações. Entretanto, segundo o MDS, falhas no novo sistema, que deixou o Cadastro Único indisponível por duas semanas, em fevereiro, tornaram a prorrogação indispensável.
Dados divulgados pelo MDS, em 26 de janeiro, informam que o município de Aracaju já havia realizado o recadastramento de 8.536, ou seja, 71,5% das 11.925 famílias que precisavam atualizar as informações cadastrais. Isso quer dizer que 3.389 famílias ainda não haviam procurado os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para o recadastramento.