Horto municipal garante valor ecológico e paisagístico à capital

Serviços Urbanos
05/03/2012 15h12

Os benefícios que as áreas verdes e os locais arborizados refletem no cotidiano de uma cidade são primordiais para que sua população tenha e preserve uma qualidade de vida propriamente dita. Eles vão desde a redução da poluição, devido aos processos de oxigenação, passando pela diminuição da temperatura e consequente sombreamento, a partir da absorção de parte dos raios solares, até chegarem à sua consequência mais evidente: a valorização visual e ornamental do espaço urbano.

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém em pleno funcionamento diário o Horto municipal, localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), responsável pela produção e cultivo de ixoras, vinagreiras, amendoeiras, bambuzeiros, pau-brasil, gramíneas, dentre outras dezenas de tipos de plantas que são arraigadas de maneira adequada e compatível aos fatores geográficos e climáticos da região.

É do horto que saem todas as mudas, plantas arbóreas e ornamentais existentes nas vias públicas, praças, escolas ou órgãos públicos do município de Aracaju. "Sendo viável e a depender do pedido, também fazemos o plantio nas escolas e órgãos municipais. Nós encaminhamos um técnico para verificar o local, vemos se a quantidade solicitada, o tipo de planta que pode ser colocada, e todo o processo que seja necessário para a implantação seja efetivada", afirmou o coordenador do horto, Ricardo Freire.

Os métodos de propagação utilizados no horto ocorrem através da semeadura (sementes) e estaquia (reprodução e multiplicação por estacas). "A nossa demanda é muito grande, e como aqui nós não temos espaço suficiente para produzirmos certas plantas, algumas vêm através de licitação", contou Ricardo. É o que acontece, por exemplo, com os coqueiros de Aracaju, que não são produzidos no horto e vêm através das propostas fornecidas e analisadas no processo licitatório.

Atividades desenvolvidas

Hoje, o horto da Emsurb conta com uma equipe de 34 jovens aprendizes - distribuídos na área de jardinagem - e 18 funcionários que efetuam os mais diversos serviços, como a limpeza das instalações; construções de canteiros; poda, irrigação e adubação; enchimento de bolsinhas; coleta de sementes; transporte para as estufas; eliminação de ervas daninhas e combate às formigas, pragas e doenças. As atividades não param por aí, mas são a partir dessas (e outras) ações que se inicia o processo de arborização, elaboração e manutenção de áreas verdes de Aracaju.

"Hoje, em geral, nós temos aqui um total de mais de 100 mil plantas. Fazemos um levantamento mensal, mas de abril em diante é que o plantio de fato aumenta", destacou o coordenador. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, mais de 14 mil plantas ornamentais já foram produzidas pelo horto, número que tende a crescer nos próximos meses por conta da estação e clima propícios. Por fim, o setor de paisagismo da Emsurb faz a solicitação desejada ao município e o horto verifica as possibilidades e quantidades de plantas para disponibilização. "É um trabalho em equipe", concluiu Ricardo.