As ações que envolvem o plantio de árvores na capital receberam um reforço a partir da criação do Comitê de Arborização, legalmente estabelecido pelo Decreto Municipal nº 2.270/09 e com sua composição alterada também por decreto de nº 3.474/11. O grupo, que realiza reuniões mensais, debateu na tarde desta segunda-feira, dia 5, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), diversos assuntos que envolvem o plantio de mudas, como a identificação de locais e as espécies que podem ser utilizadas.
A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Dantas Passos, participou da reunião e falou sobre a importância do Comitê para a definição de estratégias de plantio. "No Comitê, em cada reunião, são debatidos diversos temas em razão da grande participação de especialistas da área. Não há dúvida que o Comitê está conseguindo promover seu objetivo, que é contribuir para a arborização da cidade. O mais importante é que estamos ampliando o debate sobre as possibilidades de plantio com todos os setores da sociedade para avaliar e atender as demandas do setor", registrou Lucimara.
"O Comitê, ao passo que as reuniões estão acontecendo, conseguiu se fortalecer. Essas reuniões, com a participação efetiva de representantes de entidades públicas e privadas, demonstram a importância do Comitê frente aos desafios da arborização na cidade de Aracaju", disse Francisco Ney, gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão público que, ao lado da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), representa a Prefeitura de Aracaju no Comitê.
Comitê
O Comitê de Arborização conta com nove representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público, sendo composto por funcionários da UFS, Unit, Secretaria Municipal de Planejamento, Emurb, Embrapa, Adema, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE), Ibama, Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano.