PMA inicia construção do Centro Cultural

Infraestrutura
06/03/2012 14h29
Início > Noticias > 49683

Arte, cultura, artesanato e lazer, essas são as opções que o novo Centro Cultural irá oferecer a turistas e à população aracajuana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está investindo R$ 2.799.986,34 milhões na reforma do antigo prédio da alfândega que será o novo centro cultural.

As obras foram iniciadas nesta terça-feira, 6, com a limpeza do antigo prédio e a colocação de tapumes para que no período noturno o local não seja ocupado. Além de ser transformado no mais novo cartão postal da cidade, o Centro Cultural terá um espaço para o comércio de artesanato, hall para exposição de obras de arte, sala de cinema para exibição de documentários e filmes relacionados à cultura local, apresentação de peças teatrais e um cybercafé.

Para o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, o projeto de construção do Centro Cultural é importante para a população aracajuana. "Além de promover a cultura sergipana, a obra também vai revitalizar um dos prédios mais antigos da capital, promovendo a preservação de nossa história", destaca o engenheiro.

História

O prédio da antiga alfândega de Aracaju foi erguido em 1854, na Praça General Valadão. O episódio que a deixou mais conhecida aconteceu após o desembarque do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Dona Teresa Cristina, que chegaram a Sergipe no ano de 1860. No local foi realizado um baile para recepcionar o imperador e sua comitiva. Com o tempo, o prédio passou à Receita Federal, foi reformado na segunda metade do século XX e veio a ser desativado após muitos anos, já no final do mesmo século. Em 2003, o Governo do Estado o tombou através do decreto n° 21.765 e em 2005 o edifício foi transferido da União para a Prefeitura de Aracaju.

Leia mais...

Edvaldo autoriza obra da Casa de Cultura