Projeto Cidadão consciente, Cidade limpa segue no Orlando Dantas

Serviços Urbanos
07/03/2012 09h30
Início > Noticias > 49693

Conscientizar uma população não é tarefa fácil. Exige um trabalho cooperativo, paciente e bem planejado em busca de um resultado satisfatório e duradouro. E no que diz respeito aos prejuízos causados pelo despejo incorreto do lixo, essa estratégia não poderia ser diferente. Para isso, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu continuidade nesta terça-feira, dia 6, ao projeto ‘Cidadão consciente, Cidade limpa', no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado.

Iniciado no dia 10 de fevereiro, a ação tem como objetivo a preservação e conservação do meio ambiente. De maneira efetiva, o projeto é um meio de alertar a população local sobre o descarte apurado do lixo e chamar sua atenção não apenas para a coleta domiciliar, mas igualmente para a implantação da coleta seletiva. A iniciativa conta com a colaboração não apenas dos moradores, como também das associações, postos de saúde, comerciantes, carroceiros, escolas particulares, municipais e estaduais da região.

"O projeto pretende implantar a coleta seletiva, mas vai além disso, porque visa à conscientização e educação ambiental voltada à problemática do lixo. Aqui é o primeiro bairro, e como cada um tem sua necessidade específica”, disse.

“Outro problema do bairro é em relação ao mangue, então também conscientizamos para não jogar o lixo lá", comentou a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti, ao frisar que o trabalho de orientação é focado no despejo apropriado de resíduos, óleos vegetais, pilhas e baterias, materiais cortantes, entulhos e lixos doméstico.

O ‘Cidadão consciente, Cidade limpa' conta com um grupo de 60 agentes ambientais (jovens aprendizes) e quatro coordenadores (educadores ambientais) divididos igualmente entre os turnos da manhã e da tarde. Para a dona de casa Adelma Maria Silvestre, a preocupação com o meio ambiente não pode ser deixada de lado. "É importante a gente saber, mas, principalmente, não ficar só da boca pra fora. Precisamos fazer nossa parte de verdade, lixo é coisa séria, causa doença e outros problemas", afirmou.

Além de orientar os cidadãos, a equipe também faz um diagnóstico da situação local por meio de um questionário sobre o tema, assim como promove a entrega de informativos explicativos e cartilhas que instruem o descarte correto do lixo. "A gente conta que está implantando o projeto, entrega os materiais educativos, explica o funcionamento da coleta e fala sobre o reaproveitamento e separação do lixo. O intuito é que ele não vá para o aterro e que, ao invés de gerarem um acúmulo, o lixo e o entulho sejam reaproveitados", afirmou a educadora ambiental Aldrey Karine.

O trabalho continua

Os próximos bairros a serem contemplados com a visita dos agentes são Farolândia, Coroa do Meio, Suíssa e Jardim Centenário. Os agentes irão atuar primeiramente nos bairros com alto índice de pontos com descarte irregular e onde há solicitações para implantação da coleta seletiva. Até dezembro de 2012, todos os bairros serão atendidos.