A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) iniciou na segunda-feira, dia 5, os cursos de qualificação profissional que são realizados em seis unidades/escola. Neste primeiro momento, são 350 pessoas beneficiadas, que estão se capacitando nas mais diversas áreas. A maioria pretende ingressar no mercado de trabalho. A presidente da Fundação, Telma Rios Pimentel e equipe de técnicos, visitaram as unidades dando boas-vindas aos novos alunos. Para as entidades parceiras da Fundat, os cursos serão iniciados em 19 de março.
Os treinamentos estão acontecendo simultaneamente nas seis unidades nos períodos da manhã e tarde, com cargas horárias diferenciadas. Estão sendo oferecidos os cursos de informática, inglês, corte e costura, espanhol, cabeleireiro, confeiteiro, massoterapia, libras, bolos e tortas e biscuit. As turmas são variadas, mesclando jovens a partir dos 16 anos, adultos e pessoas com mais de 60 anos. Em todos os cursos ofertados são disponibilizadas 10 horas para aulas de relações humanas, ministradas por administradores, psicólogos e outros profissionais.
Nas aulas de relações humanas, os alunos aprendem a se comportar diante de uma entrevista de emprego; a se relacionar com colegas de trabalho e na sociedade; como se portar no mercado de trabalho e outras informações que contribuem para o desenvolvimento da vida profissional e, sobremaneira, ajudam a elevar a autoestima dos participantes.
Os cursos são realizados conforme a demanda nas comunidades, de acordo com pesquisa realizada pelos coordenadores das unidades/escola. Atualmente, a Fundat disponibiliza mais de 30 cursos diferentes nas mais diversas áreas e setores.
Recepção
As novas turmas foram recepcionadas pelos coordenadores das unidades/escola e demais integrantes. Faixas, cartazes e som ambiente integraram a recepção de boas-vindas. Na oportunidade, Telma Rios Pimentel, visitou as unidades, reunindo os alunos e explicando-lhes sobre os serviços que são oferecidos pelo órgão. "Deixamos claro para todos que os recebíamos de braços abertos e que um novo passo em suas vidas estava sendo dado, a qualificação profissional".
Telma Pimentel destacou sobre o papel da Fundação, difundindo as ações que são realizadas no tocante ao programa de microcrédito para aqueles que desejarem iniciar um pequeno negócio após a qualificação; sobre o Programa de Intermediação de Mão de Obra. Na ocasião, a presidente também falou sobre ações que serão desenvolvidas nas unidades com a participação das comunidades.
Cursos
Na unidade/escola José Joquim dos Santos (Zé do Sal), localizada no bairro Coroa do Meio, estão acontecendo os cursos de Informática Básica e Inglês. Na Unidade de Qualificação Profissional do Jardim Centenário os cursos são de Corte e Costura, Espanhol e Cabeleireiro. Já na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), no bairro Santos Dumont, os cursos são de Informática e Artesanato em Biscuit. Na unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, no Porto D'anta, estão acontecendo os cursos de Confeiteiro, Informática e Bolos e Tortas.
Ainda, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, estão acontecendo os cursos de Massoterapia, Espanhol e Informática. Já na Unidade de Qualificação do Bairro Santa Maria, Inglês, Informática e Libras.
Na próxima semana também serão iniciados os cursos de Telemarketing, Artesanato para Páscoa, Oficina de Pintura em Tecido, Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente.
Vale destacar que os cursos são disponibilizados durante todo o ano, nas unidades/escola da Fundat e em instituições parceiras. Maiores informações podem ser obtidas na sede da Fundação, na rua Pacatuba, 104, Centro, ou por meio do telefone 3179-1331.