O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, reuniu-se na tarde de quarta-feira, dia 7, com os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral, localizado no bairro Santos Dumont. O motivo do encontro foi o de apresentar a eles o conjunto de obras realizado pela Prefeitura de Aracaju no ano de 2011, especialmente as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Entre as várias ações, projetos, campanhas, programas, benefícios e serviços realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania no ano de 2011, o secretário destacou algumas, como a inclusão de 4.100 famílias no Cadastro Único, por meio da busca ativa dos mutirões e do trabalho regular dos Cras; a remoção de 1.005 famílias das áreas de risco, a concessão do auxílio moradia para mais de 1.700 famílias, o lançamento do Plano Aracaju sem Miséria e a formação de quase 600 beneficiários do Bolsa Família nos cursos de qualificação profissional. Bosco Rolemberg falou ainda sobre o esforço que o município de Aracaju vem empreendendo para promover o ingresso no mercado de trabalho dos formandos dos cursos de qualificação.
"Nosso objetivo com este encontro é o de mostrar para a população do bairro Santos Dumont o trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju em todos as áreas de atuação, desde as obras estruturantes executadas pela Emurb, as realizações da Secretaria Municipal de Educação, as inovações no setor de transporte, chegando até as ações da Semasc", disse o secretário Bosco Rolemberg.
De acordo com o secretário, a reunião foi muito participativa porque a população expressou suas preocupações e questionou o secretário em várias situações, recebendo dele as explicações necessárias e perspectivas de soluções para cada um dos problemas colocados. "O que estamos vendo aqui é um exercício de cidadania e de democracia. Juntos, estamos dando uma aula do que seja o papel de um Cras e estamos querendo exatamente isso, essa participação, porque este é o papel do gestor, abrir espaço para as pessoas se manifestarem e juntos construírem uma vida melhor para todos", salientou Bosco Rolemberg.