Mulheres contribuem com o serviço da Emsurb

Serviços Urbanos
08/03/2012 17h45
Início > Notícias > Mulheres contribuem com o serviço da Emsurb

No início da década de 70, com a carência de mão de obra masculina destinada ao setor de limpeza urbana, as mulheres foram destinadas a executar um trabalho predominantemente realizado pelo sexo oposto. Aos poucos, essa tendência de inclusão se alastrou pelo Brasil e, nos dias de hoje, não é tão difícil encontrar uma agente de limpeza atuando nas ruas e avenidas das localidades do país, trazendo consigo a feminilidade em prol dos serviços urbanos.

Na capital sergipana, mais de 110 agentes de limpeza sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ou da empresa Torre desempenham suas funções pela cidade diariamente, contribuindo para a conservação das mais diversas áreas do município. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, as margaridas deram continuidade à função exercida, reflexo direto da inserção e participação efetiva da mulher no mercado de trabalho.

"O que importa mesmo é estar trabalhando, tenho a sensação de que estou contribuindo", comentou a agente de limpeza Gláucia Santos Alves, que deu início às suas atividades no setor há apenas dois dias. Já para a margarida Elisabete Batista dos Santos, que nesta sexta-feira, dia 9, completa nove meses na profissão, enquanto tiver condições de fazer os serviços, continuará trabalhando na área. "Faço um pouco de tudo e estou gostando daqui. Além disso, diminui o stress que vem de casa", contou a agente de limpeza urbana.

Administrativo

Em meio a este panorama, também é possível confirmar a ampliação do mercado de trabalho nos setores administrativos da Emsurb, a começar pela presidente do órgão, Lucimara Dantas Passos. Entre as cinco assessorias - técnica, informática, jurídica, comunicação e presidência, que atuam diretamente ligadas ao gabinete, três delas são chefiadas por mulheres. Adenilde Gama, Edméa Machado e Mayusane Matsunae - técnica, presidência e comunicação, respectivamente, integram a equipe da Emsurb com competência e determinação.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, Edméa Machado ressaltou a dignidade e o comprometimento feminino. "Todos os dias são memoráveis. Estamos envolvidas a cada segundo com o amor, a família, o trabalho e obrigações que não podem ser desagregadas dos nossos olhos, ouvidos, paladar, tato, percepção, raciocínio e coração", colocou. "As mulheres são atentas e comprometidas com o universo que nos circunda, que nos cobra e presenteia com a capacidade de lidar com tudo ao mesmo tempo. Isso é viver intensamente cada momento, entendendo que ele é único", celebrou a assessora, explicando sobre a dádiva de ser mulher.

Na chefia de gabinete da Emsurb, quem também está à frente é Rosinete Dias Nunes de Oliveira, que conta com o apoio incondicional de sua secretária Girleide Vieira dos Santos. Com pouco mais de três trabalhando no setor, Girleide afirma que aprendeu a lidar com todos os tipos de situações, o que lhe rendeu respeito pelo grau de comprometimento que exerce durante a atividade funcional. "Hoje todo mundo aqui me conhece e sabe da minha responsabilidade. Sempre estou à disposição para contribuir e ajudar a todos. Esse foi meu maior aprendizado", revelou.

Um bom dia especial

Quem frequenta o Parque da Sementeira durante o período da manhã já conhece o funcionário Messias, conhecido pelo apelido carinhoso de ´Sr. Bom Dia´. Nesta quinta-feira, 8, Messias aproveitou o Dia Internacional da Mulher para dar aquele bom dia especial para todas as frequentadoras e, segundo ele, não faltou elogios. "Primeiro temos que agradecer a Deus e em segundo a todas as mulheres. Temos que demonstrar respeito e admiração por elas. Na verdade, hoje foi só mais um dia para agradecer as mulheres porque elas merecem um bom dia especial a todo o momento. Foi muito bom porque todas elas gostaram", disse.