A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres realizou na tarde desta quinta-feira, 8, uma plenária de encerramento das atividades desenvolvidas durante a semana alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Reunindo centenas de mulheres das comunidades aracajuanas no auditório da Escola do Legislativo, a coordenadoria, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), homenageou as mulheres com música, flores e palestra.
A solenidade foi aberta às 15h pelo secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que no ato representou o prefeito Edvaldo Nogueira, e em nome dele saudou todas as mulheres. Em seu pronunciamento, Bosco Rolemberg salientou o empenho da atual gestão municipal de valorização da mulher aracajuana.
"O prefeito Edvaldo Nogueira me pediu que transmitisse a cada uma das mulheres aqui presente a sua alegria, o seu orgulho pelas mulheres desta cidade, que construíram uma história vitoriosa. Mesmo antes do descobrimento, as mulheres índias de Sergipe ao lado dos índios lutaram, combateram contra os invasores para defender esta terra e a liberdade que temos hoje", lembrou o secretário.
Bosco Rolemberg enfatizou o papel da mulher na história da capital sergipana. "Todas as lutas sociais destes 157 anos de Aracaju tivemos a participação da mulher", disse o secretário destacando que a mulher tem estado presente em todas as áreas de atuação, nas universidades, no campo intelectual, na política, nas fábricas, enfim, avançando sua participação em todas as profissões.
A criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi ressaltada no pronunciamento pela sua coordenadora, Adriana Oliveira, como um marco desta administração na construção de uma política municipal voltada para as mulheres. "O prefeito Edvaldo Nogueira tomou uma decisão muito acertada quando criou esta coordenadoria, objetivando a promoção da cidadania, do respeito e da dignidade da mulher aracajuana", disse.
Palestra
A solenidade foi encerrada com uma palestra proferida pela psicóloga da Defensoria Pública de Sergipe, Jualiana Passos. Ela falou sobre autoestima, motivação e igualdade de gênero. Ela salientou que a desigualdade de gênero existente é uma questão cultural, que vem de longa dada. "Historicamente, o que os pais dão de presente às filhas? E para os meninos?", interagiu ela, enfatizando as diferenças entre meninos e meninas construídas de geração em geração.
A psicóloga falou sobre a importância de cada uma das mulheres trabalharem a sua autoestima de forma a que ela seja elevada, da mesma forma que devem buscar motivações para as suas vidas, uma vez que estes dois fatores são decisivos para se ter uma boa qualidade de vida. Durante o evento, cada mulher foi homenageada com um botão de rosa e premiada com um show musical com o Grupo Eclipse.