Estarão abertas de 15 de março a 30 de abril, as inscrições para estudantes que desejam participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano. O Programa é desenvolvido nacionalmente pelo Governo Federal, em parceria com as prefeituras. Em Aracaju, o Projovem é coordenado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O objetivo principal do programa é levar formação básica para jovens de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Além disso, o projeto é responsável por estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente o aluno, que ao final do curso recebe um certificado de formação inicial.
Cerca de mil e cinquenta vagas estão sendo disponibilizadas este ano. Para se inscrever, o aluno deve ter entre 18 e 29 anos e ser alfabetizado. Os documentos necessários são original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de residência, além do histórico escolar. Ao se inscrever o aluno receberá gratuitamente a camisa do curso, livros e agenda do estudante. Matriculado e frequentando regularmente o curso, o aluno também recebe um auxílio mensal no valor de R$ 100,00.
Os pontos de inscrição funcionarão das 8 às 12h e das 14 às 17h, no prédio da Semed, localizado na avenida Pedro Paes Azevedo, 761, e no horário comercial nas unidades de ensino que recebem o programa.
Programa
Em Aracaju, as atividades são realizadas em vários espaços diferentes, entre eles, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Antônio da Costa Melo, José Carlos Teixeira, Oviêdo Teixeira, General Freitas Brandão, Olavo Bilac e Diomedes Santos Silva.
De acordo com o coordenador executivo municipal do Projovem Urbano, Júnior Trindade, a capital sergipana apresenta o segundo menor índice de evasão do Brasil. “Esse dado, aliado a informação de que nossa capital tem a melhor média de nota do Nordeste, demonstra que o município apresenta um grau elevado de qualificação”, informa.
Trindade conta também que o programa é de extrema importância para os jovens aracajuanos. “O Projovem, além de promover a conscientização dos alunos, proporciona que estes tenham a oportunidade de obter uma qualificação profissional, permitindo que, futuramente, eles tenham a capacidade para concorrer às vagas que o mercado de trabalho oferece”, conta.
Os índices obtidos nas avaliações em Aracaju têm sido maiores que os padrões estabelecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado se deve ao currículo arrojado do curso e ao trabalho comprometido dos professores do Projovem Urbano, que passam por uma formação continuada e são altamente qualificados, alguns com mestrado e doutorado.
Benefícios
O programa é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem 2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. Além da conclusão do Ensino Fundamental, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã, é concedido um benefício mensal para aqueles que cumprem todos os requisitos de frequência, com o mínimo de 75% de comparecimento e desempenho na elaboração de trabalhos.
Além da educação regular, com disciplinas como Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Humanas, o Projovem oferece ainda aos seus alunos uma qualificação inicial em três diferentes áreas profissionais, para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer melhor. São elas: Turismo, Alimentação e Telemática e atividades de participação cidadã, que envolvem a elaboração de um projeto que traga abordagens a respeito da comunidade onde o jovem está inserido.