Nos 157 anos de Aracaju, a prefeitura municipal promove mais inclusão e cidadania. Na manhã deste sábado, 10, está realizando busca ativa no bairro São Carlos para a inclusão de novas famílias no Cadastro Único e a atualização cadastral dauelas que já estão inclusas no CadÚnico. Uma equipe de 40 trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência social e Cidadania está concentrada no Colégio Municipal Oviêdo Teixeira atendendo a comunidade que começou a chegar ao local logo cedo.
A expectativa do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, é a de que sejam atendidas bem mais de 200 pessoas, uma vez que até às 10 horas desta manhã já haviam sido distribuídas 202 senhas. “O objetivo desse nosso trabalho é o de identificar e localizar as famílias que ainda não acessam os serviços, programas e benefícios dos governos federal e municipal”, explicou o secretário, enfatizando o papel da administração municipal de trazer os seus serviços para mais próximo dos cidadãos.
Para Edilma Teles, 28 anos, dona de casa, moradora do bairro São Carlos, esse trabalho de busca ativa é importante porque facilita a vida das famílias. “Vim hoje aqui incluir o meu filho mais novo de um ano e cinco meses no Cadastro Único, o que já queria ter feito há mais tempo”, disse Edilma Teles.
Juliana Santos de Almeida, 18 anos, foi ao Colégio Municipal Oviêdo Teixeira por outro motivo: inscrever-se em um dos cursos oferecidos no local pela Semasc e Fundat. “Me inscrevi no curso de gesseiro e estou bastante otimista quanto a ingressar nessa profissão. Acho que tem mercado de trabalho mais acessível”, opinou.
A Semasc disponibilizou inscrições para os cursos de gesseiro, pintor predial e instalador predial, tendo inscrito 18 pessoas até às 10 horas da manhã. A fundat levou inscrições para os cursos de atendimento ao cliente, culinária, cabeleleiro, artesanato, manicure e pedicure, inscrevendo 30 pessoas durante a manhã.