O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realizou no sábado, dia 10, a abertura da oficina de Fotografia Cinematográfica. A oficina, que segue até o dia 16, teve como objetivo difundir a arte e conhecimentos técnicos sobre cinema, além de trabalhar com temas da nossa cultura estimulando o espírito de sergipanidade entre os participantes.
Esta foi a primeira ação desenvolvida pelo NPD, no calendário oficial de atividades alusivas ao Aniversário de Aracaju, comemorado no próximo sábado, dia 17 de março.
A Seleção
O critério de avaliação foi feito pelo ministrante do curso, Anderson Craveiro, especialista em Comunicação Visual. Ele baseou-se nas respostas da ficha de inscrição, tendo como base candidatos que já tinham conhecimento básico ou médio sobre o curso e que manifestaram algum interesse sobre fotografia cinematográfica.
Para a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, a procura pelo curso foi bastante satisfatória. "Tivemos 76 inscritos e apenas 20 selecionados. Fico feliz em ver que muitas pessoas desejam participar dos cursos oferecidos pelo NPD", relata.
O curso
Com a carga horária de 30 horas e duração de cinco dias, a oficina mostra mais uma vertente da arte cinematográfica: a fotografia. “Como ela de maneira bem elaborada ajuda o telespectador a traduzir de forma mais simples a mensagem, facilitando a percepção e a compreensão do filme no qual ele esteja assistindo”, disse.
Responsável pelas escolhas do curso, a coordenadora geral do NPD, Graziele Ferreira, comenta a escolha de Anderson Craveiro, especialista em produções cinematográficas, para ministrar o curso.
"Essa é a semana do aniversário da capital. Por isso, nesta terça-feira, dia 13, vamos fazer o lançamento do documentário que fala sobre a vida de Orlando Vieira, no qual o próprio Anderson dirigiu. Ele veio prestigiar esta cerimônia, então nós, do NPD, resolvemos aproveitar a ocasião para oferecer mais uma oficina para a população. Este curso de fotografia cinematográfica veio para compor o calendário oficial de atividades, e assim comemorar os 157 anos de Aracaju em grande estilo", comenta.
Palestrante
Graduado em artes visuais Multimídia, especialista em comunicação Visual, em mídias interativas e mestrando em comunicação, Anderson Craveiros, também é professor universitário e do Curso de Pós-Graduação de Comunicação Visual da Unopar, além de atuar como diretor de fotografia em diversas produções cinematográficas.
Atualmente, ele compõe o grupo Clareira Filmes. Em Sergipe, trabalhou na produção de dois curtas-metragens: Do Outro Lado do Rio e Rezou à Família e Foi ao Cinema.
"Já tinha vindo pra cá outras vezes para ministrar cursos de fotografia ou relacionados à direção de fotografia. Pra mim, é muito bacana estar no NPD, gosto dos alunos daqui porque eles interagem e nessa interação sempre existe uma troca de conhecimento, que é muito enriquecedora”, comenta Anderson.
Participantes
O curso de fotografia cinematográfica atraiu alunos de diversas áreas, principalmente as de comunicação, que buscam a capacitação e a conquista de uma melhor posição no mercado. Este é o caso do estudante de publicidade Willy Andrade. “Inscrevi-me porque eu já trabalho na área, na produção comercial publicitária e quero me dedicar a esta parte de cinema”, disse, ao acrescentar que apesar de ser o primeiro dia, o professor Anderson passou muita confiança.
Já o jornalista, Tiago Hélcias, afirmou que está gostando de ver o empenho de todos os participantes do curso. "Eu sempre busco saber como funciona, abrir os horizontes e agregar mais valor aquilo que eu já tenho. Estou vendo um pessoal muito jovem querendo conhecer sobre arte, sobre o que é cinema, sobre o que é fotografia e isso é muito importante pela questão da renovação", afirma o jornalista.