Começam as pré-conferências da Pessoa com Deficiência

Família e Assistência Social
12/03/2012 18h10
Início > Noticias > 49811

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 12, às pré-conferências municipais, com o objetivo de reunir as demandas das comunidades, dentro dos eixos de discussão, para serem levadas à III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Aracaju, que será realizada de 18 a 19 de abril deste ano. A primeira das cinco pré-conferências foi realizada nesta tarde, no Centro de Integração da Família, no bairro Santa Maria, envolvendo a sociedade civil organizada e entidades que trabalham com pessoas com deficiência do Primeiro Distrito.

Com lideranças comunitárias, grupos de idosos, entidades assistenciais e usuários das redes de assistência social, saúde e educacional, os conselheiros debateram os temas dos quatro eixos que irão sustentar as discussões e deliberações da conferência, que tem como tema central "Um olhar através da convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios".

Segundo a presidente do conselho, Gorete Medeiros, o primeiro eixo vai tratar da educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional, enquanto o segundo irá discutir acessibilidade, comunicação, transporte e moradia. Já o terceiro eixo abordará as questões da saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e o quarto eixo, segurança, acesso à Justiça, padrão de vida e proteção social.

"As pré-conferências são importantes porque mobilizamos a população para as discussões que antecedem as conferências. Aqui todos podem participar, trazer suas demandas referentes a cada um dos eixos de discussão e as mais votadas serão apresentadas na conferência. É a partir destas discussões com as comunidades e da conferência que poderemos construir uma política para a pessoa com deficiência cada vez mais sólida e que atenda os interesses desse público", disse Gorete Medeiros.

De cada uma das cinco pré-conferências sairão 30 delegados para a Conferência Municipal, sendo 15 governamentais e 15 não-governamentais. As 30 vagas restantes para compor o quadro de 180 delegados são destinadas aos delegados natos, que são os membros do conselho. A expectativa é de que 200 pessoas participem da conferência, com a presença ainda de convidados e observadores.

As próximas pré-conferências serão realizadas no Instituto Lourival Fontes (terça-feira), Cras Gonçalo Rolemberg Leite (quarta-feira), Cras Risoleta Neves (quinta-feira) e Centro de Integração Familiar (sexta-feira).