Edvaldo Nogueira lança o projeto E-Futuro

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2012 16h28
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira lança o projeto E-Futuro

Dando mais um passo a favor da qualificação e modernização do ensino público municipal, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lançou na manhã desta terça-feira, dia 13, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o projeto Escola do Futuro (E-Futuro).

Dividido em quatro etapas, o E-Futuro prevê, no primeiro momento, a aquisição de 18.090 computadores (netbooks) para os alunos do Ensino Fundamental (sendo que 10.000 serão entregues no 1º semestre e 8.090 no 2º semestre); aquisição de 200 computadores e 104 impressoras para as escolas; 160 telas digitais para uso em sala de aula e 1.726 notebooks para os professores.

Edvaldo Nogueira afirmou que a atual gestão está revolucionando o ensino público na capital e que, Aracaju entra para a história como a primeira capital brasileira a ter todos os alunos do Ensino Fundamental utilizando computadores em sala de aula. "Temos dez mil alunos inseridos no programa Um computador por Aluno (UCA) e até o final do ano serão 19 mil estudantes da rede municipal utilizando o equipamento. Isso não se vê em nenhuma escola particular de Aracaju", frisou Edvaldo.

A Prefeitura Municipal de Aracaju também irá implantar infraestrutura de rede, que visa interligar 100% dos prédios administrativos e unidades escolares da Secretaria Municipal da Educação, com uso da intranet e disponibilização de serviços de internet, utilizando torres de transmissão, enlaces de rádio comunicação, fibra óptica, juntamente com equipamentos de infraestrutura interna de cada unidade.

O upgrade tecnológico da educação municipal irá possibilitar a realização da segunda fase do projeto, que consiste na comunicação digital, com transmissão de dados, som e imagem entre alunos, professores e gestores. Esta possibilidade permitirá a interligação digital entre as escolas, na implantação de projetos conjuntos interdisciplinares e projetos com outras unidades de ensino do Brasil e do mundo, além de possibilitar projetos de bibliotecas digitais ambulantes, aulas virtuais, visita a museus virtuais, incluindo, definitivamente, a Educação de Aracaju na era digital.

Incentivo tecnológico

Durante a apresentação do projeto, o chefe do Executivo Municipal afirmou que a atual gestão está implantando em Aracaju uma nova concepção de educação e que nunca se fez tanto pela educação municipal como nos últimos 12 anos.  "Estamos  vivendo em um mundo que se moderniza a cada dia e as crianças precisam de incentivos lúdicos, tecnológicos na sala de aula. Vamos, então, utilizar a tecnologia em prol da educação, da melhoria da qualidade de ensino na rede municipal", destacou.

A terceira fase do E-Futuro consiste na informatização administrativa das escolas, o que irá possibilitar, por exemplo, que os dados dos alunos sejam disponibilizados na Internet para que possam ser acompanhados por pais e alunos. Por fim, a última fase do projeto consiste na instalação do circuito Fechado de Vídeo Monitoramento, elevando o nível de segurança das Escolas e Prédios Administrativos subordinados à Secretaria de Educação.

Presenças

Também participaram da solenidade de lançamento do projeto E-Futuro os vereadores Danilo Segundo, Karla Trindade, Dr. Gonzaga e Robson Viana; os secretários municipais Antônio Bittencourt (Educação), Rômulo Rodrigues Participação Popular), Bosco Rolemberg (Assistência Social), Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete), Marcos Cardoso (Comunicação), além dos presidentes Antônio Samarone (SMTT), Valdoílson Leite (Funcaju) e Telma Pimentel (Fundat).