Edvaldo comparece a lançamento de livro de poesias

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2012 00h13
Início > Notícias > Edvaldo comparece a lançamento de livro de poesias

Escritores, membros da imprensa, autoridades políticas e convidados prestigiaram o lançamento do quarto livro do poeta e jornalista baiano, Jozailto Lima. Intitulado ‘Viagem na Argila', o livro traz 142 poemas inspirados na perspectiva realista e intimista do escritor, sobre temáticas ligadas a experiências pessoais, questionamentos da vida e episódios memorialistas. A cerimônia de lançamento, realizada no Museu da Gente Sergipana, na noite desta quarta-feira, 14, contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que saudou a oportunidade de apreciar mais uma obra de valor da literatura sergipana.

 "Hoje é o Dia Nacional da Poesia e acaba sendo uma data mais que oportuna para o lançamento de um livro voltado para a vertente poética. Jozailto é um grande poeta e demonstra um talento extraordinário com a escrita, que transparece uma cumplicidade e destreza com essa arte. Terei o maior prazer de apreciar mais essa bela obra, sendo que já tive a oportunidade de ler algumas resenhas críticas do livro e estou com uma grande expectativa de conferir de perto os comentários positivos", afirma Edvaldo.

Dividido em cinco eixos temáticos, o livro reflete o processo de amadurecimento do jornalista, que apresenta um tom mais cético e realista sobre o aspecto falível do ser humano. "Afeto, desafeto, amor, tristeza, vida, morte, divindade, deuses, família. Em síntese é um livro que questiona e referenda a vida como um poder muito bonito. Apesar de alguns instantes a minha poesia parecer um tanto cética, ela é carregada de uma vontade enorme de viver. É o meu quarto livro e vem de um momento de maturidade, estou a completar 52 anos, carregado de todas as minhas relações de vida, vivência e traz um sentimento maior de experiência na literatura", pondera Jozailto que demorou cerca de cinco anos para completar o processo de finalização da obra.

O secretário municipal de Comunicação Social, Marcos Cardoso, que também esteve presente, comentou o novo trabalho realizado pelo jornalista. “Jozailto lançou um livro denso, de uma poesia madura, cheia de reminiscências pessoais importantes e apelo social. Além do jornalista de peso que é, Jozailto confirma que é muito bom poeta. O que é uma combinação rara, porque o jornalismo é uma atividade muito dura e a crueza da vida real costuma exaurir a expressão lírica do poeta”, afirma o secretário.

 

Inspiração

Ainda adolescente, Jozailto já se declarava um voraz e ávido leitor de livros. Após ingressar como estudante universitário no curso de letras, ele admite que aumentou a sua admiração pelo universo literário, chegando a escrever seus primeiros textos e poemas. Segundo ele, a aproximação com grandes autores brasileiros, como Machado de Assis, Carlos Drummond e Manuel Bandeira, fortaleceu a sua relação com a literatura ficcional, inclusive com a vertente literária voltada à poesia.

"A literatura é um bem precioso do cenário cultural de um país. Apesar de alguns momentos, considerarmos que ela não tem espaço na vida moderna, nós devemos descaracterizar esse tipos de falsas impressões. Especificamente o poema que aparentemente revela um aspecto frágil e inútil, mas que acaba revelando um lugar especial na alma das pessoas", avalia o jornalista.

Presenças

 Dentre as autoridades presentes na cerimônia de lançamento estavam o governador do Estado, Marcelo Déda; o vice-governador, Jackson Barreto; a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; os parlamentares Emmanuel Nascimento, Danilo Segundo, Karla Trindade; os secretários municipais Antônio Bittencourt (Semed) e Fábio Mitidiéri (Semel); o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite; o historiador Luiz Antônio Barreto; o poeta Araripe Coutinho; além de outras personalidades do meio cultural de Sergipe.