Mais de 300 alunos participam de aula inaugural do Pronatec

Família e Assistência Social
15/03/2012 15h56
Início > Notícias > Mais de 300 alunos participam de aula inaugural do Pronatec

Para um público formado essencialmente pelos mais de 300 alunos inscritos nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, falou sobre oportunidades e melhor qualidade de vida durante a aula inaugural que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório do Banese.

"Costumo dizer que os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Governo Federal, Senac e Senai, são portas que se abrem para os jovens e adultos, trazendo a oportunidade de obter uma profissão e assim melhorar de vida, construindo dias melhores para si e suas famílias, bem como contribuindo também para o desenvolvimento da cidade de Aracaju", salientou Bosco Rolemberg, falando para uma plateia formada em sua grande maioria por jovens.

A aula inaugural do Pronatec foi presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira que fez questão de declarar a sua satisfação por estar ali. "Este é um momento muito importante para a Prefeitura de Aracaju e aqui estou para externar o meu agradecimento porque vocês souberam agarrar a oportunidade que lhes oferecemos de adquirir um ofício. Isso pode representar uma mudança em suas vidas e também é bom para a cidade", disse o prefeito.

Aconselhando a garotada, Edvaldo Nogueira enfatizou a importância de cada cidadão saber agarrar as oportunidades que se apresentam com todas as forças. "Sou prefeito hoje porque soube aproveitar a oportunidade, mas venho de origem humilde, da mesma forma que vocês", lembrou o prefeito, acrescentando que o papel da Prefeitura de Aracaju é dar as possibilidades para que os cidadãos possam crescer na vida.

Educação profissional

Para o gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney dos Anjos Filho, o Pronatec é um programa importante. "Antes, o público das camadas populares não tinha acesso à educação profissional. Agora ele tem e, com isso, passará a ter maior facilidade de ingresso no mercado de trabalho".

A aula inaugural, em sua opinião, é valiosa porque, além de ser uma forma de recepcionar os alunos, é o momento de passar todas as informações básicas sobre os cursos e dar início ao processo. Assim também pensa a gerente da Divisão de Educação do Senasc, Dayse Góes Prado.

"Na aula inaugural há a oportunidade de enfatizar a importância da capacitação profissional para a inserção no mercado de trabalho e para a melhoria da qualidade de vida, através de uma melhor renda, mostrando que eles podem ser vencedores na busca da dignidade dentro da sociedade", comentou a gerente.

Através do Pronatec, o município de Aracaju estará dando início das aulas ainda este mês. Foram formadas 15 turmas, com cerca de 300 alunos, para diversos cursos nas áreas automotiva, de gestão, petróleo e gás, serviços e construção civil, segundo informou o secretário Bosco Rolemberg. As aulas terão início a partir do dia 19.

Presenças

Prestigiaram a solenidade de aula inaugural a vereadora Karla Trindade, no ato representando a Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Danilo Segundo, a presidente da Fundat, Telma Pimentel, e o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado.