Mais de 300 alunos participam de aula inaugural do Pronatec

Família e Assistência Social
15/03/2012 15h56
Início > Noticias > 49894

Para um público formado essencialmente pelos mais de 300 alunos inscritos nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, falou sobre oportunidades e melhor qualidade de vida durante a aula inaugural que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório do Banese.

"Costumo dizer que os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Governo Federal, Senac e Senai, são portas que se abrem para os jovens e adultos, trazendo a oportunidade de obter uma profissão e assim melhorar de vida, construindo dias melhores para si e suas famílias, bem como contribuindo também para o desenvolvimento da cidade de Aracaju", salientou Bosco Rolemberg, falando para uma plateia formada em sua grande maioria por jovens.

A aula inaugural do Pronatec foi presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira que fez questão de declarar a sua satisfação por estar ali. "Este é um momento muito importante para a Prefeitura de Aracaju e aqui estou para externar o meu agradecimento porque vocês souberam agarrar a oportunidade que lhes oferecemos de adquirir um ofício. Isso pode representar uma mudança em suas vidas e também é bom para a cidade", disse o prefeito.

Aconselhando a garotada, Edvaldo Nogueira enfatizou a importância de cada cidadão saber agarrar as oportunidades que se apresentam com todas as forças. "Sou prefeito hoje porque soube aproveitar a oportunidade, mas venho de origem humilde, da mesma forma que vocês", lembrou o prefeito, acrescentando que o papel da Prefeitura de Aracaju é dar as possibilidades para que os cidadãos possam crescer na vida.

Educação profissional

Para o gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney dos Anjos Filho, o Pronatec é um programa importante. "Antes, o público das camadas populares não tinha acesso à educação profissional. Agora ele tem e, com isso, passará a ter maior facilidade de ingresso no mercado de trabalho".

A aula inaugural, em sua opinião, é valiosa porque, além de ser uma forma de recepcionar os alunos, é o momento de passar todas as informações básicas sobre os cursos e dar início ao processo. Assim também pensa a gerente da Divisão de Educação do Senasc, Dayse Góes Prado.

"Na aula inaugural há a oportunidade de enfatizar a importância da capacitação profissional para a inserção no mercado de trabalho e para a melhoria da qualidade de vida, através de uma melhor renda, mostrando que eles podem ser vencedores na busca da dignidade dentro da sociedade", comentou a gerente.

Através do Pronatec, o município de Aracaju estará dando início das aulas ainda este mês. Foram formadas 15 turmas, com cerca de 300 alunos, para diversos cursos nas áreas automotiva, de gestão, petróleo e gás, serviços e construção civil, segundo informou o secretário Bosco Rolemberg. As aulas terão início a partir do dia 19.

Presenças

Prestigiaram a solenidade de aula inaugural a vereadora Karla Trindade, no ato representando a Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Danilo Segundo, a presidente da Fundat, Telma Pimentel, e o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado.