O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, participou da solenidade de formatura de 33 alunos dos cursos de qualificação profissional na área da construção civil oferecidos pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O evento ocorreu no auditório do Banese, às 11 horas desta sexta-feira, dia 16, e contou com a presença do secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, que no ato representou o prefeito Edvaldo Nogueira.
A solenidade foi aberta pela presidente da Fundat, Telma Pimentel, destacando em seu pronunciamento o esforço que a administração municipal vem empreendendo para a inserção no mercado de trabalho dos formandos. "Entre 2011 e 2012, formamos 160 trabalhadores na área da construção civil. Destes, 70% estão empregados graças ao convênio que nós temos com 11 construtoras", disse a presidente do órgão.
Ela informou que a estimativa para este ano de 2012 é a de qualificar profissionalmente 5.600 pessoas nos 33 cursos oferecidos pela Fundat,entre eles os de telemarketing, vendedor, inglês, espanhol, massoterapia, cabeleleiro. "A cada dois meses estaremos formando 550 cidadãos para o mercado de trabalho", informou Telma Pimentel, acrescentando que dos 33 alunos que se formam nesta sexta-feira, 22 já estão empregados. Três deles optaram por trabalhar por conta própria.
Falando em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, falou sobre a importância dos cursos de qualificação como meio para se ingressar no mercado de trabalho. "O trabalho honra o homem, traz autonomia, dignidade e cidadania. É isso que pretendemos resgatar junto às camadas populares quando disponibilizamos os cursos gratuitamente, para que os cidadãos tenham a oportunidade de melhorar de vida, de crescer e ascender socialmente", enfatizou o secretário.
Os alunos foram formados nos cursos de pedreiro e pintor. Durante a formatura, o município de Aracaju assinou convênios com empresas construtoras, garantindo o emprego dos profissionais.