O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza na tarde desta sexta-feira, dia 16, a quinta e última pré-conferência, na sede do Centro de Integração da Família (Ceinfa), no bairro Veneza. Participam do evento, conselheiros, pessoas com deficiência e a comunidade em geral, chamada a participar do processo que vai culminar com a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos dias 18 e 19 de abril próximo.
O pediatra e membro do conselho Byron Emanuel de Oliveira Ramos foi um dos palestrantes da tarde. "O objetivo da nossa presença nesta pré-conferência é o de trazer esclarecimentos para a população sobre a importância de participar da conferência, desse debate, e também de conversar com as famílias sobre a prevenção das deficiências físicas, que hoje são causadas por acidentes, por um parto mal feito ou por um pré-natal ruim", informou o representante da Secretaria Municipal de Saúde no Conselho.
A outra palestrante da tarde foi a cadeirante Adriana Maria dos Santos, que falou como as pessoas da sociedade civil estão organizadas no âmbito das políticas sociais públicas. "Nosso papel é apresentar propostas nos fóruns de debate e monitor a execução das políticas públicas, enquanto ao governo cabe implantá-las e implementá-las", explicou a jovem.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros, informou que na pré-conferência desta tarde, como ocorreu em cada uma das anteriores, serão tirados 30 delegados, sendo 15 governamentais e 15 não-governamentais, para a Conferência Municipal do próximo mês. Em maio, será realizada a Conferência Estadual.