29ª Corrida Cidade de Aracaju é realizada com sucesso

Juventude e Esporte
19/03/2012 10h47
Início > Notícias > 29ª Corrida Cidade de Aracaju é realizada com sucesso

No sábado, dia 17, em comemoração aos 157 anos de Aracaju, aconteceu a realização da 29ª Corrida Cidade de Aracaju e a 8ª Corrida Especial, com a participação de quase 1000 atletas de Sergipe, do Brasil e do mundo. A competição, que foi dividida em várias categorias e teve um percurso de 25 quilômetros, incluiu corredores de elite e pessoas portadoras de necessidades especiais.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Na categoria masculina, que contou com atletas de elite, o grande destaque foi o queniano Stanley Koech, que venceu a prova com uma hora e dezessete minutos. Entre as mulheres a também queniana Pasalia Kipkoech chegou em primeiro lugar, com o tempo de uma hora e vinte e oito minutos.

De acordo com Stanley Koech, a corrida foi difícil porque estava muito quente em Aracaju. "O calor atrapalhou um pouco, mas consegui superar as expectativas. Treino muito no meu país, o Quênia, e por lá a temperatura é bastante alta. Estou muito feliz", destaca, elogiando a organização da Corrida Cidade de Aracaju.

"Agradeço a Deus por essa vitória extraordinária. O percurso aqui foi um dos mais difíceis que já fiz. Mas, no final, fui premiado com a conquista do primeiro lugar", disse. 

A campeã Pasalia Kipkoech afirmou que as ladeiras que existem no percurso atrapalharam um pouco, mesmo assim deu para conquistar a primeira colocação. "Estou muito feliz porque já venci  cinco competições que disputei no Brasil e essa Corrida Cidade de Aracaju foi uma das mais complicadas. O atleta tem que estar bem preparado para subir e descer uma ladeira. Além disso, o sol estava muito quente e dificultou um pouco", ressaltou.

O treinador dos quenianos, o brasileiro Moacir Marcone Coutinho, explicou que a corrida serviu como uma grande preparação para outros desafios.  "Acho que um atleta quando supera uma prova desse nível e testa os desafios e dificuldades, é porque realmente está entrando ou está em forma", salienta.

"Confesso que os dois eram uma incógnita para mim, porque a Pasalia teve uma filha e passou um tempo sem treinar. Este ano, essa é a segunda prova dela no Brasil. Este mês, venceu a Meia Maratona de São Paulo. Já o Stanley foi quarto na Meia Maratona e nunca tinha vindo ao Brasil. Disputou essa corrida aqui em Aracaju e foi o vencedor. Então, os dois conseguiram se superar", observou.

Com relação à organização do evento, o treinador enfatizou que não tem nada a reclamar. "Não tenho de que me queixar, mas acho importante que a cada ano que passe exista um progresso e que evolua e, no entanto, observei essa evolução".

Sergipanos

Entre os sergipanos, os grandes destaques foram Allan Bezerra de Oliveira e Adriana Lopes que, no geral, obtiveram a 9ª e 18º colocações, respectivamente. 

"A prova foi muito difícil. Tenho que agradecer à organização, porque é um evento muito importante e, principalmente, congratular com as pessoas de Aracaju que nos apoiaram do início ao fim. Quero externar também meus agradecimentos ao treinador do Cruzeiro que me ofereceu patrocínio, a partir de hoje, e estou muito feliz pelo resultado conquistado. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) está de parabéns. Gostei muito também da premiação que foi um incentivo a mais", salientou Allan Bezerra.

Adriana Lopes disse que ficou feliz com a 18ª colocação no geral e a primeira entre as sergipanas. "Estava com a imunidade um pouco baixa devido a uma rinite alérgica. Mesmo assim, estou satisfeita porque completei a prova. Fiz um treinamento específico justamente para chegar entre as primeiras", afirmou, dizendo que a prova foi muito bem organizada.

Figuras folclóricas

Como é de praxe em corridas e provas pelo Brasil afora, sempre aparecem atletas que fazem uma fusão de esporte, competição e o lado lúdico. É o caso do pernambucano Gerônimo Ferreira, 60 anos, mais conhecido como o frade maratonista. Ele costuma competir com uma vestimenta que lembra o frevo em Pernambuco. Ao cruzar a linha de chegada, disse que corre maratonas de até 200 quilômetros e que essa prova de Aracaju é uma das mais difíceis do Brasil.

"São muitas ladeiras e é preciso ter muita garra, saúde e determinação. É a quarta vez que participo da Corrida de Aracaju e chego inteiro, maravilhoso e pronto para dançar o frevo", observa.

Portadores de necessidades especiais

Na manhã do sábado, dia 17, aconteceu também a 8ª Corrida Cidade de Aracaju para portadores de necessidades especiais. O percurso foi de 8 quilômetros e contou com a presença de atletas de Sergipe e do Brasil. Os sergipanos Carleiton dos Santos, da categoria Deficientes Auditivos, e Anny Alves da Rocha, da categoria Cadeirante, venceram suas provas.

Carleiton dos Santos que, inclusive venceu a São Silvestre de 2011, na sua categoria, não escondia a alegria em ter conquistado o primeiro lugar no dia do Aniversário de 157 anos de Aracaju. "É muito bom vencer, principalmente quando se ganha na sua terra natal. Essa vitória é um estímulo a mais para eu continuar treinando", orienta.

Anny, 9 anos, ficou emocionada ao concluir vencer a prova. Com muita dores no braço, ela desabafou: "estou muito cansada, mas valeu a pena porque é a primeira vez que participo de uma competição oficial. Tive muita dificuldade,  mas estou muito feliz", desabafou.

A brasiliense Rita Pereira, 56 anos, da categoria Baixa Visão, venceu  a sua prova e era só felicidade. "Eu sou maratonista de 24 horas e 100 quilômetros. Participo da Corrida de Aracaju, desde a primeira edição. Há 26 anos que sou atleta e já venci outras vezes aqui. Gostaria de deixar um recado para o pessoal que está em casa: vamos correr, correr é vida e significa saúde", explica.

O mato-grossense Adilson de Castro é atleta paraolímpico. "Há 17 anos, que participo de competições, mas é a primeira vez que venho correr em Aracaju. Já participei em outros Estados do Nordeste como Rio Grande do Norte, Salvador, Fortaleza e Maceió. Eu sou atleta paraolímpico, já participei de três Olimpíadas, Panamericano, Copa do mundo de atletismo para cegos e das etapas nacionais". "Sou 10 vezes campeão brasileiro e pretendo este ano ganhar mais uma vez", disse. "Estou gostando de participar da Corrida de Aracaju, pois é a única competição que tem categoria para todos os deficientes", disse.

Importância

Ao final da 29ª Corrida Cidade de Aracaju e na hora da premiação, o prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário Fábio Mitidieri parabenizaram aos aracajuanos pelos 157 anos da capital e destacaram a importância da competição.

O prefeito ressaltou que a corrida é uma referência em nível nacional e internacional. "Atletas que participam da São Silvestre estiveram presentes aqui. A Corrida Cidade de Aracaju também valoriza os portadores de necessidades especiais. Com muito esforço, a Prefeitura tem conseguido disseminar essa grande competição. Gostaria de destacar também o grande trabalho feito por Fábio Mitidieri frente à Semel", afirmou.

Fábio Mitidieri foi enfático ao dizer que a Corrida Cidade de Aracaju já é um marco do esporte sergipano. "Esse evento é conhecido em todos os lugares do Brasil e até mesmo fora do país. É um prazer muito grande realizar essa 29ª edição da competição como secretário municipal de Esporte e Lazer. Além de ser um trabalho para incentivar o lado social também serve para estimular a prática esportiva", justifica.

"Além disso, tivemos a premiação em dinheiro que serviu para estimular mais os atletas. Foram mais de 100 mil reais em dinheiro para a categoria de Elite e mais de 11 mil reais para a categoria Portadores de Necessidades Especiais. Os atletas também foram premiados com troféus e medalhas. Houve também a distribuição de medalhas para todos os participantes", finalizou.

Resultados da Categoria de elite

Masculino

1º- STANLEY COECH -  1 HORA E 17 MIN

2ª- GILBERTO LOPES - 1 HORA E 18 MIN

3º- GIOMAR PEREIRA DA SILVA - 1 HORA E 19 MIN

4º- VALDIR SÉRGIO DE OLIVEIRA - 1 HORA E 20 MIN

5º - MARCOS ALEXANDRE ELIAS - 1 HORA E 20 MIN

6º- EDSON ARRUDA - 1 HORA E 20 MIN

7º- JAIR JOSÉ DA SILVA - 1 HORA E 20 MIN

8º- EDMILSON DOS REIS - 1 HORA E 21 MIN

9º- ALLAN BEZERRA DE OLIVEIRA (SERGIPANO) - 1 HORA E 21 MIN

10º- CÍCERO VIEIRA DA ROCHA - 1 HORA E 21 MIN

Feminino

1º- PASCALIA KIPCOECH - 1 HORA E 28 MIN

2ª- EDIUZA GUIMARÃES - 1 HORA E 34 MIN

3º- CONCEIÇÃO VIEIRA - 1 HORA E 34 MIN

4º- MARIZETE SANTOS - 1 HORA E 34 MIN

5º - CIRLENE PINTO - 1 HORA E 36 MIN

6º- GRACIETE SANTANA - 1 HORA E 38 MIN

7º- CLEIDEANE JARDINS - 1 HORA E 38 MIN

8º- MARLUCE BORGES - 1 HORA E 38 MIN

9º- ROSEANE SANTOS - 1 HORA E 38 MIN

10º- ELIZABETH SOUZA - 1 HORA E 40 MIN