Segundo a legislação trabalhista, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) deve ser um evento obrigatório e anual nas empresas brasileiras. Regulamentada pelo Ministério do Trabalho e realizada por uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Sipat tem por objetivo orientar e conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da precaução de acidentes e doenças ocupacionais.
Nesta segunda-feira, dia 19, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deu início a 16ª edição de um evento que vai além do cumprimento do dever legal, mas que visa principalmente à promoção da saúde, o aumento da produtividade e a valorização da vida. De maneira dinâmica e instrutiva, buscando a participação e interação dos funcionários envolvidos, a Sipat proporciona palestras, entrega de lanches e ainda sorteio de brindes e premiações durante toda a semana.
Ao promover a abertura do encontro, a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, fez questão de enaltecer, antes de tudo, o apoio e dedicação no trabalho em equipe desempenhado pelo quadro de funcionários ao longo da sua adminsitração. "Aqui a gente consegue trabalhar aquelas questões que afetam diretamente a vida das pessoas. Tudo o que a Emsurb faz na cidade está relacionado à rotina dos cidadãos, é a vida da cidade que pulsa e nós estamos resolvendo essas questões, nos esforçando para fazermos o melhor", ressaltou Lucimara.
Para dar início às palestras da semana, a convidada foi à especialista em Nutrição Clínica e nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Maria Erenilda de Freitas. Além de manter o foco na alimentação saudável e nas atividades físicas, a nutricionista abordou alguns pontos críticos como o índice de massa corporal, obesidade e sobrepeso. "Esse trabalho da Sipat é muito proveitoso, acima de tudo por tratar a temática da prevenção visando uma melhor qualidade de vida. Tudo isso para que se tenha não apenas uma condição melhor de trabalho, mas principalmente de saúde", relatou a especialista palestrante.
Adesão dos funcionários
Embora seja uma atribuição da Cipa, outros setores da Emsurb também participam da realização anual da Sipat, que nesta edição deve reunir uma média de 130 pessoas. "Nós desenvolvemos uma semana dedicada somente para informar os funcionários sobre saúde e segurança no trabalho. Não é só a gente que vê uma melhoria, eles mesmos solicitam a realização do evento, que é obrigatório e feito sistematicamente. Os funcionários gostam desse momento, eles aderem à iniciativa e participam ativamente", constatou a coordenadora de Segurança e Medicina do Trabalho, Amália Almeida.
Uma das sorteadas neste primeiro dia do evento foi à integrante da Coordenadoria de Apoio Administrativo (CAA) e funcionária da Emsurb há 22 anos, Hilma Maria Lima dos Santos. "Isso aqui é uma maravilha, inclusive faço parte da Cipa como vice-secretária. A Sipat surte efeito nos funcionários, a gente apoia a causa e sempre acompanha as orientações que ficam expostas no painel informando o que devemos seguir corretamente", afirmou Hilma, após ser premiada com um aparelho de DVD.