Edvaldo acompanha procissão em homenagem a S. José

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2012 21h00
Início > Noticias > 49963

Desde o último dia 10 a Arquidiocese de Aracaju tem realizado uma série de homenagens a São José. Nesta segunda-feira, 19, data em que se celebra o dia do santo, proclamado como protetor da Igreja Católica Romana, as homenagens se encerraram com a tradicional procissão que passa por ruas do bairro que leva seu nome. Ao lado de centenas de fiéis, o prefeito Edvaldo Nogueira percorreu o trajeto, reiterando a estima a esse que é um dos santos mais populares do catolicismo.

‘A figura e a missão de São José na vida de Cristo e da Igreja’ foi o tema escolhido para ilustrar a festa deste ano, iniciada há alguns dias com o novenário que culminou no cortejo desta segunda. A medida em que chegavam devotos de toda a capital e lotavam as ruas próximas a praça Tobias Barreto, o bispo Dom Henrique Soares celebrava a missa iniciada às 17h na igreja construída em homenagem ao santo. Tendo a paróquia, localizada na avenida Augusto Maynard, como ponto inicial, a procissão percorreu também a rua de Itabaiana e a avenida Barão de Maruim, retornando pela rua Santa Luzia ao local de início.

Acompanhado do governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou mais uma vez todo percurso, que já se tornou uma tradição pessoal. “Nos últimos doze anos eu só faltei à procissão uma vez. Esse é um evento que eu frequento há cerca de 20 anos”, observa Edvaldo. “É uma data muito importante de se comemorar porque ela tem uma grande representatividade para todos os católicos, e principalmente para os moradores dessa importante comunidade, que é o bairro São José”, completa.

Devoção

“Como ele era carpinteiro, São José representa o esforço do trabalho, uma ideia necessária a todos. Sua data também marca os dias finais do verão e o dia de se plantar em prol de uma colheita frutífera, de um futuro melhor”, ressalta o prefeito de Aracaju. “Todos nós temos muito o que agradecer, e participando dessa procissão, que é histórica, podemos demonstrar toda a nossa gratidão”, justifica Edvaldo. 

Além de padroeiro dos trabalhadores, a devoção e fidelidade à Virgem Maria, sua esposa, e a Jesus Cristo, seu filho adotivo, também renderam ao santo o título de padroeiro da família. Foram justamente as diversas graças à sua família que todos os anos tem levado a dona de casa Vera Lúcia dos Santos à procissão de São de José. 

A lagartense, que há mais de trinta anos mora em Aracaju, conta que o cortejo é um empenho que ela faz questão de realizar todo 19 de março. “Esse ano eu estou agradecendo o fato de meu filho ter conseguido um emprego e de minha neta ter nascido com saúde, ao contrário do que os médicos previam. É preciso ter fé, mas também é preciso agradecer às bênçãos recebidas, é por isso que todo ano eu estou aqui”, revela Vera Lúcia. 



Presenças



Além do prefeito de Aracaju e do governador de Sergipe, diversas autoridades locais também acompanharam a procissão. O vice-prefeito Sílvio Santos, o vice-governador Jackson Barreto e o ex-governador Albano Franco foram alguns dos que se somaram aos milhares de devotos no cortejo desta segunda. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Emmanuel Nascimento, o vereador Danilo Segundo, e o presidente da SMTT, Antonio Samarone, também acompanharam de perto a homenagem a São José.