PMA já incluiu 2.212 novas famílias no CadÚnico este ano

Família e Assistência Social
20/03/2012 10h55
Início > Noticias > 49969

A intensificação das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para localizar as famílias de baixa renda que ainda não acessam os benefícios e serviços socioassistenciais tem apresentado bons resultados, conforme mostram os números contabilizados pela Gerência de Benefícios de Transferência de Renda. Somente neste ano de 2012, mais 2.212 famílias foram incluídas no Cadastro Único.

Com isso, as famílias poderão acessar os serviços e benefícios socioassistenciais ofertados pelo Governo Federal e pelo Município de Aracaju, a exemplo dos cursos de qualificação profissional, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiar e Comunitário, o Projovem, a tarifa social de energia elétrica, o Bolsa Família e outros, como destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Segundo o secretário, no ano de 2011 a Semasc realizou a inclusão de novas 4.964 famílias no Cadastro Único, por meio do esforço empreendido para ampliar a rede de proteção social. "Além do trabalho regular de inclusão e cidadania realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), intensificamos as ações com mutirões e busca ativa nos bairros onde há maior concentração de famílias que sobrevivem com renda per capita de até R$ 70", explicou Bosco Rolemberg.

O esforço da Semasc em localizar estas famílias e incluí-las no Cadastro Único faz parte das ações e metas do Plano Aracaju sem Miséria, lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira em novembro do ano passado, com o objetivo de erradicar a extrema pobreza na capital sergipana. Além da transferência de renda pelo Bolsa Família, o município também atua para promover a cidadania e autonomia financeira das famílias incluídas no CadÚnico com cursos de qualificação profissional.