Nesta terça-feira, dia 20, alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América, participaram das atividades lúdicas e artísticas do projeto ‘Dia Brincalhão’. Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a empresa paulista Pink Biju, a iniciativa levará, até o dia 30 de março, mensagens de paz, amor e fraternidade para diversas unidades escolares da rede municipal.
Para o coordenador geral da Emef, Mauro César Santos, o projeto é uma iniciativa extremamente válida por trazer até a escola mensagens de cunho educativo. “Os trabalhos do projeto vieram se somar as ações sociais já desenvolvidas no ambiente escolar. Nossa intenção é que por meio de iniciativas com estas, os alunos não só aprendam novos valores, mas também levem as mensagens para suas famílias, pois questões relacionadas à educação dos estudantes podem e devem ser partilhadas junto aos familiares,” comentou.
Com a participação de profissionais qualificados, o evento realizado com brincadeiras, palhaços, danças, bonecos e palestras atraiu os olhares dos meninos e meninas. Para a aluna do 9º ano, Islaine Ribeiro, um dos momentos mais atrativos foi a palestra. “Eles nos ensinaram que os jovens devem sempre abrir o coração. Acredito muito nisso e entendo que os jovens merecem mais atenção quanto às questões dos sentimentos”, afirmou. A estudante Larissa Santos, que também é do 9º ano, se encantou com os ensinamentos repassados pelo projeto. “Os relatos sobre a vida e de como eles mudaram para um caminho melhor contribuem para que os jovens abram a mente e estudem para ter um futuro melhor”, contou.
A técnica da coordenadoria de projetos da Semed, Rita de Cássia Basílio, falou sobre a excelente participação dos alunos na atividade. “Todos os estudantes tiveram participação ativa no desenvolvimento das atividades. Tivemos um dia proveitoso e cheio de oportunidades para que os alunos conheçam e debatam questões pertinentes à sua realidade”, destacou.
Integrante da equipe do projeto, Gladston Prudenciano, ressaltou as principais mensagens levadas pelo ‘Dia Brincalhão’. “Através de personagens, conversamos com os alunos sobre os valores da família, o poder destrutivo das drogas e do bullying, a valorização do professor e atitudes sociais positivas”, finalizou.
Projeto
O ‘Dia Brincalhão’ nasceu no dia 12 de abril de 2008, com a finalidade de levar jovens, crianças e adolescentes a uma mudança. Por intermédio da palestra (Projeto Diga Não), são levadas para as escolas do Brasil, mensagens de amor, esperança, confiança. Os malefícios do envolvimento com drogas, álcool e violência também são mostrados por meio de músicas, mágicas, brincadeiras e diversão. O evento que é realizado pela empresa Pink Biju não tem fins lucrativos e percorre além de escolas do país, bairros carentes, ONG’s e tribos indígenas.