Semed capacita professores de escolas inseridas no Prouca

Educação
21/03/2012 16h12
Início > Noticias > 50019

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira, dia 21, reunião com coordenadores das escolas da rede municipal inseridas nesta primeira etapa do programa ‘Um Computador por Aluno' (Prouca). O encontro aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

O objetivo foi divulgar os cursos e capacitações que serão oferecidos pelo núcleo de tecnologia educacional do município de Aracaju, ao longo do ano. "Nós vamos iniciar pela sensibilização da comunidade escolar. Em cada escola faremos reuniões para discutir com professores e os pais dos alunos a necessidade de atentar para essa nova possibilidade pedagógica", diz Neoswaldo Silva Lima, coordenador do núcleo de tecnologia educacional do município.

Na reunião a equipe de coordenação pedagógica do Prouca em Aracaju divulgou informações sobre o curso 'Introdução à Educação Digital', que acontecerá de 9 de abril a 22 de junho e contemplará 586 professores distribuídos em 16 turmas. As aulas serão semipresencial (32h presenciais e 8h EAD), nos turnos da manhã, tarde e noite (de segunda à sexta-feira) e aos sábados pela manhã.

Durante o curso, os professores continuam em atividades com seus alunos, praticando os novos conhecimentos e levando para o ambiente do curso suas experiências, para reflexão com os colegas, formadores, tutores e pesquisadores. "Estamos convidando professores que já participaram de nossos cursos para serem tutores. Eles receberão bolsa durante o período de formação e terão a missão de orientar os colegas sobre como utilizar os computadores e como trabalhar pedagogicamente",  afirma Roberto Carlos Delmas da Silva, professor especialista em tecnologias e mídias para educação, componente do núcleo de tecnologia educação de Aracaju.

"As oficinas são importantes para essa relação entre teoria e prática. Traz a possibilidade de experimentar novos recursos didáticos e interligar diferentes ferramentas de aprendizagem", comenta professor Aislan Jorge Santos, coordenador da Escola de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira.

"O mundo está caminhando para novas tecnologias e a gente precisa levar isso para nossos alunos. A gente precisa trazer esse ‘novo mundo' para a sala de aula, ampliando os conhecimentos dos alunos", ressalta a professora Magna Araújo Santos, coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sergio Francisco.

Prouca

Implementado no município em 2011, o Prouca visa inovar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade, através da distribuição de computadores portáteis para alunos e professores da educação básica da rede pública de ensino.  Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas.

A ampliação do projeto transformará Aracaju na capital nordestina com o maior número de alunos da rede pública que possuem computadores nas escolas, representando 30% de toda região. O objetivo é que os 19 mil discentes do ensino fundamental disponham do equipamento. Para isso, a Prefeitura de Aracaju irá disponibilizar R$ 638 mil em recursos no projeto, que irão servir para a capacitação de uma equipe técnica especializada, a compra de equipamentos e novos servidores de internet, além da readequação do espaço físico das escolas beneficiadas no projeto. Os investimentos atuais no projeto somam mais de R$ 3,6 milhões, através de recursos próprios do município.

O secretário Municipal de Educação (Semed), Antônio Bittencourt Junior, comemora os novos investimentos. "Uma forma de elevar a educação, investindo em novas práticas e estimulando os alunos a aprenderem de forma diferenciada e aumentando os seus potenciais de conhecimento. Sem dúvida, a educação do município nunca passou por uma transformação e avanço tão significativo quanto o que temos visto nos últimos anos", avalia o secretário.