Praças públicas recebem equipamentos do projeto Passeio Limpo

Serviços Urbanos
22/03/2012 11h22
Início > Notícias > Praças públicas recebem equipamentos do projeto Passeio Limpo

Em diversas praças da capital, principalmente naquelas próximas a prédios ou condomínios, é possível observar a grande presença de pessoas passeando com seus cachorros. Como os apartamentos não oferecem espaço adequado, os logradouros públicos acabam se tornando locais para que os animais façam suas necessidades fisiológicas. E você já parou pra pensar como é incômodo ficar desviando ou pisar nas fezes deixadas por esses cães? Foi pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), lançou o projeto Passeio Limpo.

Lucimara Passos, presidente da Emsurb, participou da instalação de um dos equipamentos, que estarão disponíveis nas principais praças da capital onde existe uma maior demanda. "É um projeto simples, porém fizemos questão de mostrar para a população como uma iniciativa prática e objetiva pode resolver um problema. A questão das fezes dos animais em locais públicos se apresentou como um problema, envolvendo, além dos transtornos para os usuários das praças, um risco à saúde pública", frisou.

A execução do projeto Passeio Limpo visa à instalação de equipamentos com sacolas plásticas - oxibiodegradável, disponíveis para a população, especificamente destinados aos donos de cães. "Nesses locais, onde estão instalados os dispensers, não dá mais para usar como desculpa que esqueceu o material de recolhimento em casa ou que não tem lixeira para descartar. Preparamos o ambiente justamente para atender essa demanda", destacou Lucimara Passos.

Em sua primeira fase, o projeto está sendo executado nas praças Zilda Arns, Tobias Barreto e Luciano Barreto Júnior, Parque da Sementeira e Calçadão da 13 de Julho. "São locais com maior número de usuários que passeiam com seus cães", informou Lucimara. "Nossa finalidade é ampliar o projeto, instalando os equipamentos, preferencialmente, em praças públicas", informou.

"Importante ressaltar que Aracaju é uma das primeiras cidades no país a realizar esse trabalho. Temos casos de cidades que aplicam multas, mas nós decidimos fazer um projeto de cunho educativo para mostrar a população que é importante manter limpo o espaço público, que é um local utilizado por todos, entre crianças e idosos", explicou a presidente da Emsurb.

Exemplo

Quem utiliza o Parque da Sementeira diariamente sabe da importância do projeto. "Adorei quando vi o equipamento com as sacolas plásticas. Vejo muita gente que traz seu cachorro aqui e deixa a caquinha lá mesmo", disse Luciene da Costa, frequentadora do parque. "Todos os dias eu trago o Luck para passear e já costumava recolher tudo o que ele deixava. Agora ficou melhor porque é só retirar a sacolinha", registrou a frequentadora, que diariamente faz passeios com o cão.