Um mergulho nas galáxias, uma visita a planetas distantes ou a simples surpresa de ver uma bolha de sabão em formato de pirâmide. Os mundos da Física, Química, Biologia e Astronomia, reunidos em um só lugar, aberto a visitação gratuitamente. Completando três anos de existência nesta quinta-feira, 22 de março, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) se consolidou como uma opção de conhecimento e lazer de Aracaju.
Mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a CCTECA recebeu, ao longo dos três anos de funcionamento, mais de 51 mil pessoas, incluindo turistas estrangeiros, que encontram em Aracaju o terceiro planetário mais moderno do mundo para visitação.
"O nosso planetário é totalmente digital, com tecnologia igual a dos dois maiores planetários, que ficam na China e Japão. No planetário é possível assistir a exibição de galáxias, ver como seria o céu visto da superfície de algum planeta e muito mais. É uma experiência que os visitantes saem maravilhados", afirma o diretor Augusto Cesar Silva Almeida
Além do planetário, a CCTECA possui uma área chamada Experimentoteca, que contempla 82 equipamentos que auxiliam a compreensão de fenômenos físicos, químicos, matemáticos e astronômicos. É nessa área da casa de tecnologia que está o maior destaque do lugar: a possibilidade de interação com os visitantes. "Os nossos monitores explicam os conceitos e mostram como esses princípios são aplicados na vida cotidiana. Isso garante o sucesso que a casa vem tendo e ainda contribui para o melhor aproveitamento da ciência", assegura Augusto.
A visita a CCTECA é bastante procurada por escolas, que veem na visita uma possibilidade de despertar nos alunos um interesse maior nas disciplinas exatas e biológicas. A casa já recebeu até mesmo excursões de escolas de fora do estado, a exemplo de Alagoas, Bahia e Pernambuco, além de visitas técnicas de profissionais da Universidade de Londrina, no Paraná, e de Tocantins, se tornando um ponto de referência no Nordeste.
Ao longo dos três anos, a CCTECA prezou por seguir três direções que fizeram a diferença para a fama da casa. "Nossa proposta foi sempre democratizar o ensino das ciências, possibilitar às escolas que não têm laboratório a interação real e prática, e ainda contribuir para a disseminação do turismo científico. Esses três objetivos fizeram com que esses três anos de existência da casa fossem positivos e causassem um impacto significativo na sociedade", diz o diretor.
Projetos
Muito além de receber visitas, a Casa de Ciências promove três projetos que prometem ganhar força em 2012. Existe o projeto Café com Ciências, realizado no último domingo de cada mês, onde um cientista é convidado a falar sobre um tema para os visitantes da CCTECA. Outro projeto desenvolvido é a observação com telescópios. Os interessados podem acompanhar as observações em dias de lua crescente e cheia (as próximas serão dia 31 de março e 1º de abril), sempre às 18h.
Existe ainda um projeto voltado exclusivamente para crianças do ensino fundamental - do 5º ao 9º. É o Jovem Cientista, que possibilita aos adolescentes o contato mais real com experimentos. São reuniões realizadas dois sábados por mês, em que os alunos têm noções de robótica, ciências, técnicas de programação e memorização, além da montagem de pequenos projetos.
Como visitar
Quem desejar conhecer a Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju é só ir até o local, que fica anexo ao Parque da Sementeira (entrada pela av. Oviêdo Teixeira, bairro Jardins). De terça a sexta a casa abre das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados e domingos a casa abre às 14 e fecha às 17h. Escolas ou grupos com mais de dez pessoas devem agendar a visita através do telefone (79) 3217-3370.
Para conhecer melhor visite: http://www.cctecaplanetario.blogspot.com.br/