Prefeito lança projeto social para 410 famílias

Agência Aracaju de Notícias
22/03/2012 13h32
Início > Noticias > 50035

Preparar as famílias para a vida numa nova comunidade, ministrar oficinas e palestras educativas, oferecer cuidados em saúde e capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho. Esse é o objetivo do projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) do Residencial Vitória da Resistência, que está sendo construído no bairro Lamarão, com 410 unidades habitacionais.

Uma das vertentes sociais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o projeto foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 22, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.

Para o chefe do executivo municipal, o PTTS é um exemplo de como a prefeitura trabalha em prol dos que mais precisam. "Com esse projeto, vamos além do oferecer uma moradia digna. Queremos preparar esses cidadãos para essa nova etapa de suas vidas e oferecer as condições necessárias para que eles possam conquistar sua independência financeira", frisou Edvaldo.  

O projeto será executado através de ações ligadas à mobilidade e comunicação, visando a participação e organização comunitária. Também serão oferecidos treinamentos e capacitações por oficinas e cursos para  despertar o espírito de empreendedorismo nos beneficiários, com vistas à sua inserção no mercado de trabalho, além de ações que trabalhem as relações de convivência dos beneficiários com  a comunidade e o meio ambiente.

"Com a realização do projeto, iremos contribuir para a elevação do padrão de habitabilidade e da qualidade de vida das famílias, preparando-as para o exercício da cidadania", explicou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

A solenidade contou com apresentações da Orquestra Sanfônica e do grupo de dança formado por crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Mel. Durante o evento, o público conheceu a história do PTTS em Aracaju e da comunidade Vitória da Resistência.

Conquista

A jovem Cristiane Oliveira será benefciada com um lar no Residencial Vitória da Resistência. Mão de um filho, ela destacou o sentimento em sair de uma invasão e receber uma casa digna. "Agora eu vou poder oferecer um lar de verdade para o meu filho. Não tenho como dizer com palavras a felicidade que eu estou sentindo", declarou.

Dona Iraides Teles morava na invasão das Salinas e, emocionada, agradeceu ao prefeito por realizar o sonho da casa própria. "A gente nem acreditva que esse dia pudesse chegar. Agora só tenho a agradecer ao prefeito porque eu vou ter um lar de verdade", disse Iraildes.

Vitória da Resistência

De acordo com Edvaldo Nogueira, a obra deve ser entregue até o início do segundo semestre. "As 410 casas serão entregues com a infraestrutura completa: água encanada, energia, esgoto, ruas pavimentadas e área de lazer", lembrou.

Cada imóvel contará com dois quartos, banheiro, sala e cozinha, ocupando 120 m² e 44,87 m² de área construída. Cerca de 180 funcionários trabalham de segunda a sexta-feira para garantir que as casas sejam entregues dentro do cronograma estabelecido.

Iniciadas no ano passado, a construção do conjunto habitacional Vitória da Resistência irá levar para centenas de famílias casas mais seguras, arejadas e confortáveis, trazendo assim mais dignidade aos cidadãos que viviam em áreas insalubres.  

Presenças

Também participaram da apresentação do projeto técnico social, Maria Joselita Almeida, representando o Ministério Público de Sergipe; os vereadores Emmanuel Nascimento, Danilo Segundo, Karla Trindade, Valdir santos, Dr. Gonzaga; os secretários Rômulo Rodrigues (Participação Social), Dulcival Santana (Planejamento), Evandro Galdino (Adjunto de Planejamento); o padre Jamson de Sá, Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e Roseane Patrício, coordenadora da Central dos Movimentos Populares.