Fundat dinamiza programa na área da construção civil

Formação para o Trabalho
22/03/2012 15h33
Início > Notícias > Fundat dinamiza programa na área da construção civil

O Programa de Qualificação Profissional na área da Construção Civil, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), está sendo incrementado. Para definir e alinhar a nova etapa, a presidente do órgão, Telma Rios Pimentel, reuniu-se na tarde de quarta-feira, 21, com os representantes do Senai, instituição contratada para ministrar os cursos. Nesta nova fase, serão disponibilizados cursos que apresentam uma maior demanda de mercado, conforme pesquisa realizada junto às construtoras parceiras da Fundação. As aulas serão iniciadas no próximo mês.

Telma Pimentel recebeu em seu gabinete os gerentes de Relações com Mercado, José Wolney dos Anjos Filho, e o de Mercado Eduardo José Leite de Andrade, do Senai. Ainda participou da reunião a diretora operacional da Fundat, Marta Rocha. O grupo detalhou sobre o número de turmas que participarão dos cursos, horários, locais e outros pontos importantes, que visam dinamizar ainda mais o programa.

O Programa foi lançado em agosto do ano passado, contemplando 160 cidadãos nos cursos de pedreiro polivalente, pedreiro de estrutura, assentador de revestimento cerâmico, pintor de textura, instalador hidráulico predial e outros. Nesta nova fase, serão ofertados os cursos de carpinteiro, armador, pedreiro de estrutura, assentador de revestimento e gesseiro. "Os cursos que serão ministrados são, na realidade, as principais necessidades da área da construção civil", destaca Telma Pimentel, acrescentando que esse resultado foi obtido junto às construtoras.

Atualmente, a Fundação mantém parcerias com 11 construtoras. O programa consiste na qualificação dos profissionais e, consequentemente, a absorção da mão de obra no mercado de trabalho, por meio das construtoras parceiras. Dos 160 profissionais, 85% estão desempenhando a profissão. O restante optou por não entrar no mercado de trabalho, desejando apenas o conhecimento para agregá-lo a profissão já exercida ou aplicá-lo em meio às residências dos familiares.