"A Prefeitura de Aracaju está fazendo com que os sonhos mais profundos de centenas de famílias se realizem. Observamos nessas pessoas o entusiasmo, a esperança, e isso faz a diferença. Entendemos que esta é a função do poder público, de vir ao encontro das famílias. A Prefeitura de Aracaju está cumprindo a sua vocação". A declaração é do padre Tony Santos, pároco do bairro Lamarão e administrador do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, local de lançamento do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) do Residencial Vitória da Resistência, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 22.
As palavras do padre Tony Santos se coadunam ao sentimento de todos os beneficiários do Residencial Vitória da Resistência, presentes à solenidade. Lá estava, por exemplo, Ana Caroline Silva dos Santos, 28 anos, antiga moradora da ocupação Salinas de São Marcos, no bairro Lamarão. "Cheguei à ocupação com 18 anos e vejo, 10 anos depois, meu sonho realizado. Preciso dizer muito obrigado ao prefeito Edvaldo Nogueira, porque administradores anteriores passaram por nós sem nos ver, sem nos ouvir. Ele parou para nos escutar e atender a nossa necessidade de moradia própria", salientou.
Ana Caroline terá a sua casa própria no Residencial Vitória da Resistência, que está sendo construído no bairro Lamarão a um custo de R$ 20 milhões, segundo informou o prefeito Edvaldo Nogueira durante o seu pronunciamento. Serão construídas 410 unidades habitacionais que estão destinadas aos antigos moradores da Salinas São Marcos e de outras áreas de risco.
Além da casa própria que terá em breve, Ana Caroline também tem outro forte motivo para aprovar a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. "Estava desempregada e sem perspectivas quando soube que o Cras João de Oliveira Sobral (Santos Dumont) estava oferecendo cursos de qualificação na área da construção civil. Optei pelo curso de azulejista, me profissionalizei e hoje tenho salário e independência financeira", declarou.
Vitória
O Residencial Vitória da Resistência será entregue ainda este ano pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que mantém os beneficiários em casas alugadas desde que a ocupação foi derrubada para dar lugar ao núcleo habitacional. Testemunha e protagonista da luta pela casa própria dos antigos habitantes da ocupação Salinas de São Marcos, o coordenador do Movimento Nacional de luta pela Moradia, Gilson dos Santos Nascimento participou do ato de lançamento do PTTS do Residencial Vitória da Resistência.
"O dia de hoje representa uma vitória coletiva, da luta e da resistência pela moradia digna. O lançamento desse projeto vem agregar valores cidadãos ao projeto físico do residencial, o que para nós é muito bom, especialmente no que diz respeito às capacitações. Por tudo que estamos recebendo a Prefeitura de Aracaju posso dizer que a atual administração tem demonstrado compromisso com o social e com a cidadania do povo aracajuano", enfatizou o líder do movimento.
PTTS
O Projeto de Trabalho Técnico Social será executado por meio de ações ligadas à mobilidade e comunicação, visando à participação e organização comunitária; que despertem o espírito de empreendedorismo nos beneficiários, através de treinamentos e capacitações por oficinas e cursos, com vistas ao engajamento no mercado de trabalho; e ações que trabalhem as relações de convivência dos beneficiários com a comunidade e o meio ambiente.