O Município de Aracaju está participando do XVI Encontro Nacional do Congemas, que acontece desde a quarta-feira, 21, até 23 deste mês, no Centro de Convenções do Ceará. O evento tem como objetivo fortalecer a formação e a articulação política dos gestores municipais de assistência social, abortando o tema "Entre o Suas e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais".
A solenidade de abertura contou com a presença da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, da prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins, do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, do presidente do Congemas, Sérgio Wanderly Silva, entre outras autoridades, como deputados e vereadores, segundo informou a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Edvaneide Lima.
Aracaju está representada no encontro pelas presenças da secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Edvaneide Lima, e das coordenadoras Cristiane Ferreira (Planejamento) e Telma Vieira (Projetos e Programas Complementares). Na manhã desta quinta-feira, a secretária-adjunta participou da reunião de gestores, que discutiu por regiões temas como o fortalecimento do Suas e o desenvolvimento do Plano Brasil sem Miséria nos municípios.
Durante a tarde desta quinta-feira (22) e a manhã de sexta-feira (23) serão disponibilizadas 21 oficinas para os participantes do XIV Encontro Nacional do Congemas, com o objetivo de contribuir com o processo de implementação do Suas nos Municípios brasileiros. As oficinas abordam temas como: Gestão do Trabalho no Suas: Competências e (Re)Organização; Vigilância Social: Conceito, Estruturação e Uso do CadÚnico; Planejamento, Monitoramento e Avaliação na Gestão do Suas; Serviços Volantes: estruturação e funcionamento; e Regulamentação e Co-financiamento dos Benefícios Eventuais.