O interesse das pessoas pela Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) tem crescido bastante nos últimos tempos devido à procura de empresas por profissionais que dominem essa linguagem. A Lei 10.436/2002 estabelece o dever do poder público na propagação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, visando suprir essa demanda, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), está ofertando o curso de Libras, na Unidade de Qualificação Profissional do Santa Maria, localizada no Conjunto Valadares, no bairro Santa Maria. A aula inaugural foi realizada nesta quinta-feira, 22, com 25 alunos inscritos. Também naquela unidade, foram iniciadas as aulas do curso de informática, reunindo cerca de 60 alunos.
"Não é só a linguagem de sinais que os alunos estão aprendendo. Estou passando para eles as diferenças existentes entre as deficiências e o que devemos fazer para lidar com cada uma delas", afirma à instrutora Debora Moreno. Acrescenta ainda que as aulas serão bastante dinâmicas, sendo sempre trabalhadas com músicas e dramatizações, visando desenvolver a expressão corporal. "É uma turma empenhada e está sempre alegre", constata.
Para a aluna Alberta Muniz, 33 anos, o curso representa a oportunidade para desenvolver uma aptidão que a diferenciará na hora de procurar um emprego. "A professora é maravilhosa, o material didático é muito bom. É uma chance para aprender algo novo que só tem a acrescentar", alega Alberta.
Já a aluna Joana Darc, 38, destaca sobre a importância de não parar de procurar se aperfeiçoar. "Acho que o importante é que a gente não se acomode, sempre procure se aprimorar. É o que pretendo fazer, pois hoje em dia, as redes hoteleiras, comércio, empresas em geral, precisam de pessoas que saibam se comunicar com pessoas com deficiência auditiva. Acredito que esse curso vai abrir portas para mim", afirma.
Para a estudante de pedagogia e funcionária pública de uma escola estadual, Ana Goreth, 47 anos, o curso tem um significado especial, pois vê a possibilidade de ajudar aos alunos com deficiência do local onde trabalha, "Com o curso de libras vou aprender me comunicar e a entender o que esses alunos dizem o que é maravilhoso, porque estou me aprimorando na profissão e, consequentemente, ajudando outras pessoas", constata.
A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, salienta a importância do curso, "Libras é a linguagem de comunicação dos surdos e o nosso objetivo é oferecer a essas pessoas a oportunidade de adquirir esse conhecimento e que, a partir daí, possam colocar em prática no dia-a-dia, seja em casa ou no trabalho", assegura.
Informática
É notável a importância do saber manusear um computador na vida das pessoas, pois está presente em quase todos os lugares, principalmente, no mercado de trabalho. Aquele que tem conhecimento na área de informática acaba se sobressaindo aos demais na hora de procurar um emprego. E, considerando que o curso é um dos mais procurados, a fundação não deixa de disponibilizá-lo em suas unidades/escola. A exemplo, três turmas que tiveram a aula inaugural nesta quinta-feira, na unidade do Santa Maria. O momento foi de muita expectativa entre os 60 alunos. A maioria pretende ingressar no mercado de trabalho.