Presidente da Funcaju entrega nova edição do Mapa Turístico de Aracaju

Funcaju
23/03/2012 09h08
Início > Noticias > 50051

O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 22, com o superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Luciano Pimentel, para entregar oficialmente mais uma edição do ‘Mapa Turístico de Aracaju’. O guia é resultado de um trabalho conjunto entre as duas instituições, que já por duas vezes firmaram parceria para a confecção do material. A cerimônia de entrega aconteceu na superintendência da Caixa, localizada na av. Hermes Fontes, e contou com a participação da diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, e do consultor de Marketing do banco, Weider Moreira.

Com um convênio firmado no valor de R$ 20 mil para atualização, produção e impressão do material, o novo guia tem como objetivo melhorar o acolhimento aos turistas que chegam à capital sergipana, indicando os pontos turísticos e facilitando o seu deslocamento pela cidade. “Quando a gente chega numa cidade que não conhecemos nós sempre queremos saber onde são os pontos turísticos, os atrativos. Ter esse mapa nos hotéis, no aeroporto e em todos os locais de fácil acesso de turistas é muito importante para que eles possam se localizar e se locomover dentro do município com facilidade”, afirmou o Waldoilson.

Cerca de 15 mil exemplares foram impressos e serão distribuídos em locais de grande movimentação de turistas como hotéis, shoppings, pousadas e o aeroporto. Diferente da edição passada, que foi trabalhada tendo como base a planta cartográfica do município do ano de 2004, esta edição vem mais atualizada, já com os dados cadastrais de 2008. Com isso, novos pontos turísticos ganharam espaço no mapa, a exemplo do Museu da Gente Sergipana e da Orla Pôr do Sol.

Mapa

Utilizando um sistema de coordenadas cartográficas, o mapa (que ganhou uma versão digital já disponível no portal da Prefeitura) monta um panorama completo da cidade, abrangendo uma área que vai desde a Zona de Expansão até a região Norte da capital. Os pontos de apoio distribuídos nesse espaço foram registrados e classificados por categorias, de forma que pudessem ser facilmente identificadas essas áreas de lazer e de serviços. Ao todo, foram mais de 110 locais catalogados onde os turistas podem achar o que procuram.

Ainda podemos encontrar no mapa algumas descrições acerca dos vários produtos culturais que Aracaju e Sergipe possuem. O Planetário da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), o Forró Caju e alguns dos roteiros turísticos estaduais como Xingó, cidades históricas e as atrações do litoral também ganharam espaço no guia, que ainda trouxe o registro de cerca de 80 pontos de atendimento da Caixa Econômica Federal, entre agências, lotéricas e caixas eletrônicos.

Além disso, seguindo a orientação do Ministério do Turismo, o mapa traz uma lista completa com todos os telefones úteis para emergência e informações. Ainda seguindo a cartilha federal, na capa do Guia o turista poderá encontrar, além das logomarcas da Caixa, da Prefeitura e da Funcaju, e dos emblemas da campanha pela denúncia envolvendo casos de abuso sexual infantojuvenil e da reciclagem.

O superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel, destacou a importância desse empreendimento e exaltou o trabalho da Funcaju no desenvolvimento do turismo sergipano. “Esse mapa tem um significado muito grande tanto para as pessoas que nos visitam, por proporcioná-las um melhor conhecimento acerca da cidade e dos seus pontos turísticos, como também para a Caixa Econômica, pois mostra os locais de atendimento onde os turistas podem buscar qualquer uma de nossas unidades. Isso é resultado de um trabalho bem feito que a Funcaju vem desenvolvendo, Esse é um órgão que ao longo dos anos tem demonstrado ser uma ferramenta muito importante de apoio ao turista que visita Aracaju”, declarou.