Funcaju recebe imprensa turística nacional

Funcaju
23/03/2012 09h55
Início > Notícias > Funcaju recebe imprensa turística nacional

Com o objetivo maior de divulgar as riquezas turísticas e culturais do Estado de Sergipe e de sua capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), recebeu, na última quinta-feira, 22, diversos jornalistas de forte atuação na imprensa turística nacional.

Formavam o grupo, representantes dos jornais ‘O Estado de Minas’ (MG), jornalista Alfredo Oliveira; ‘Folha do Turismo’ (RJ), jornalista Larissa D’Almeida; ‘O Dia’ (RJ), Fábio Klotz; ‘O Estado de São Paulo’ (SP), Paulo Liebert  e do Portal ‘IG’, Bruna Carlleto. Todos eles foram convidados a realizar um "Press Trip" - visita técnica de profissionais da imprensa – e conhecer os maiores atrativos de todo o Estado.

Desde a última quinta-feira, 22, até a próxima segunda-feira, 26, os jornalistas conhecerão grande parte da oferta turística aracajuana a exemplo de locais como os Mercados Centrais, a Colina de Santo Antônio, o Oceanário e o Centro de Artesanato. Além disso, também percorrerão o interior e o litoral sul do Estado, onde poderão apreciar o Cânion de Xingó e as inscrições rupestres em Canindé de São Francisco, o Parque dos Falcões, na Serra de Itabaiana e as Praias do Saco, Abaís e Caueira.

“Vamos acompanhá-los em todas as suas excursões pela capital e também pelo litoral Sul do Estado. No domingo, depois que eles retornarem da visita às praias, também os apresentaremos nosso mais novo cartão postal, a Orla Pôr do Sol, onde todos poderão aproveitar o belíssimo fim de tarde acompanhados pela Orquestra Sanfônica de Sergipe. O nosso dever é esse: mostrar Aracaju e Sergipe da melhor forma possível, com os melhores serviços possíveis”, comenta Tanit Bezerra, coordenadora de Turismo da Funcaju.

Recepção


Dando às boas-vindas aos profissionais da imprensa, a Funcaju organizou um jantar no Restaurante Armazém, localizado na Orla da Atalaia, onde os jornalistas puderam se reunir com representantes municipais e estaduais do Turismo local e discutir quais são, onde estão e como podem ser divulgadas as melhores ferramentas turísticas que o Estado de Sergipe pode oferecer.

“A Funcaju faz questão de receber, acompanhar e oferecer o jantar de boas-vindas a esses profissionais. É fundamental salientar a importância da presença desses jornalistas, que representam grandes veículos de comunicação do Brasil, aqui em nossa cidade, pois é com a análise e as experiências deles que levaremos o nome de Aracaju e de Sergipe, não só para o sudeste brasileiro, mas para todo o país”, destaca o presidente da Fundação, Waldoilson Leite.

Para o secretário de Turismo, Elber Batalha, essa é uma ação que só vem favorecer o Estado, promovendo a divulgação de Sergipe por meio da experiência vivida por jornalistas que também estarão no papel de turistas. “Nós programamos várias intervenções para 2012 e entre elas estão esses ‘press trips’, quando o jornalista da área se torna também turista e conhece de perto nosso potencial turístico, nossa riqueza cultural, nosso artesanato e os traços mais marcantes e mais atrativos do Estado, seu relato se torna mais confiante e fiel”, diz.

Primeiras Impressões

Dos jornalistas que desembarcaram no Aeroporto de Aracaju nesta quinta-feira, alguns já conheciam a cidade de outras viagens e outros, como a repórter Bruna Carlleto, do Portal IG, pisaram em terras serigy pela primeira vez. “Eu nunca vim à Aracaju antes, mas estou achando muito agradável para o turista, desde a receptividade das pessoas até os preços dos produtos e serviços. Apesar de ser o meu primeiro dia, eu posso dizer que já estou gostando muito da cidade”, relata.

Já para o representante do jornal ‘O Estado de Minas’, Alfredo Oliveira, que já esteve por três vezes na capital sergipana, as coisas parecem um pouco diferentes. “Há cerca de sete anos eu não vinha à Aracaju e estou percebendo  que  cidade passou por uma transformação de saltar aos olhos, principalmente na questão da Orla da Atalaia, que parece estar mais bonita do que nunca,  e na limpeza da cidade, muito bem organizada”, conclui ele.

Parcerias

Firmaram parceria para esta ação de ‘press trip’, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur),a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), a Avianca Linhas Aéreas, o Hotel Mercure, o Hotel da Costa, a MFTur, a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco e o Café da Gente.