Intervenção urbana fará parte do manifesto ´Reduza sua Pegada Ecológica'

Serviços Urbanos
23/03/2012 11h00
Início > Noticias > 50060

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), irá realizar uma intervenção urbana neste sábado, 24, a partir das 16h, em um outdoor instalado nas proximidades do Oceanário, localizado na Orla da Atalaia. A ação faz parte do manifesto ´Reduza sua Pegada Ecológica', que tem como objetivo minimizar os danos ambientais causados pela ação humana. A iniciativa também irá integrar um passeio ciclístico, com saída a partir das 15h, no mirante do Calçadão da 13 de Julho.

"Estamos envolvidos nesse projeto, que é uma maneira de conscientizar os cidadãos e mostrar que podemos reduzir o impacto ambiental das nossas ações. O passeio ciclístico, que sairá da 13 de Julho em direção ao Oceanário de Aracaju, já é uma maneira de colocarmos em prática a redução da pegada ecológica, utilizando um meio de transporte não poluente", destacou Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

Dentro da atividade de intervenção urbana será confeccionado um outdoor com uma palavra que representa o conteúdo do projeto. "Esse outdoor será produzido com as próprias mãos. Cada pessoa poderá aplicar sua marca no espaço. Para isso vamos disponibilizar tinta, na cor verde, para que cada pessoa, com a palma da mão registre seu manifesto em favor do meio ambiente", explicou Lucimara.  

Reduza sua Pegada Ecológica

O projeto Manifesto ‘Reduza sua Pegada Ecológica' consiste em um esforço da Prefeitura de Aracaju no sentido de estimular a sociedade, os empresários e os poderes públicos a incorporarem em suas práticas diárias o conceito de sustentabilidade.

Segundo a presidente da Emsurb, o objetivo é fazer com que o cidadão perceba de que forma ele está marcando o planeta, ou seja, como o seu estilo de vida o afeta, atingindo também sua capacidade de renovação. Diminuir a ‘Pegada Ecológica' é diminuir o peso dos seus atos na natureza. "Aracaju será a primeira cidade do Brasil a assumir a responsabilidade, individual e coletiva, de reduzir sua pegada ecológica", destacou Lucimara.