Mais 300 jovens e adultos, usuários do Cadastro Único, estão iniciando neste mês de março cursos de qualificação em diversas áreas, oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos abrangem as áreas de automotivo, gestão, serviços, petróleo e gás e construção civil.
NO último dia 19, foram iniciados os cursos de instalador de acessórios automotivos, mecânico de manutenção e motores a diesel, mecânico de manutenção, freios, suspensão e direção, eletricista de automóveis e instalador predial de instalação a gás, ministrados no Senai. Estes cursos têm carga horária de 360 horas e prosseguem até julho, com 63 alunos inscritos.
Pelo Senac estão sendo realizados os cursos na área de serviços, que são, auxiliar de limpeza, vendedor e porteiro, com carga horário de 160 horas e 78 alunos participantes. Na próxima segunda-feira, 26, novas turmas terão início nas profissões de mecânico e manutenção em motocicleta, mecânica e manutenção em motores a diesel, eletricista, mestre de obras e auxiliar administrativo.
Os alunos são usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim (Bairro América), Risoleta Neves (Cidade Nova), Carlos Fernandes de Melo (Soledade), Pedro Averan (Manuel Preto), João de Oliveira Sobral (Santos Dumont), Carlos Fernandes de Melo (Lamarão), Santa Maria, Antônio Valença (Augusto Franco), Porto D'Anta e Terezinha Meira.
"O Pronatec é uma das linhas de ação do Plano Brasil sem Miséria, que tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas incluídas no Cadastro Único aos cursos de qualificação profissional, com vistas a promover autonomia e cidadania a partir do emprego e renda. E nós, em Aracaju, aderimos ao programa, pactuando com o MDS quase 500 vagas de cursos para serem ministrados neste ano de 2012", destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.